sexta-feira, 29 de abril de 2011

Opinião

Jorge Costa
Pau prá toda obra
O cara se diz apenas um colaborador, mas está sempre presente e tem sido pau prá toda a obra. Na Semana Santa lá estava ele no Alceu Carvalho preparando o peixe para a refeição da garotada na sexta. O Edson Delevati é assim, voluntário, decidido, trabalhador e desprendido. Se fosse compreendido na sua maneira de ser, já que por vezes passa da bola, seria de melhor valia para o Cruzeiro. Mal comparando, é como aqueles soldados que serviram comigo, que incomodavam bastante, mas na hora do serviço eram os melhores. Deles eu tirava sempre o melhor, pois administrava seus aprontes e explorava ao máximo suas potencialidades.

Preparativos para o estadual
Depois das seletivas, começaram os preparativos do Cruzeiro para os estaduais sub-13 e sub-15. O Paulo Ricardo, com o sub-13 e o Kinha com o sub-15, estão trabalhando duro nos gramados do União. Como cartola, o Rui está sempre presente dando seu apoio. É bom ver a garotada correndo e se esmerando nos preparativos. O que me preocupa é que, efetivamente, estamos com pouco material humano para formar essas equipes, além disso, a estatura do grupo está muito baixa. Está com a razão quem teme que daqui alguns anos nossos garotos não estarão mais jogando futebol. Até as camadas mais carentes estão se afastando dos gramados e das quadras. Está aí um diagnóstico que precisa ser bem analisado pelo pessoal do Bola Pro Futuro.

Uma goleada inesperada
Assisti parte do segundo tempo do jogo do Cruzeiro em Santa Maria. Quando chequei no campo, já no segundo tempo, o placar era de 1 a 0. Não se passaram mais de vinte minutos e o Novo Horizonte já tinha empilhado quatro gols e o estrelado não esboçava nenhuma reação. O Ruy, presidente do Novo Horizonte me falou que o Cruzeiro tinha jogado uma boa primeira etapa, mas que depois o seu time encaixara o ataque e por isso estava ganhando com facilidade. Veio o gol de honra do estrelado, mas logo depois o Novo Horizonte fez o quinto. Os gols da equipe dona da casa foram todos feitos com muita facilidade. Isso escancarou que a defesa do Cruzeiro está muito fraca, fez um jogo atrapalhado, com zagueiros batendo cabeça à toda hora e completamente perdidos. E o que é pior, sem nenhuma proteção, já que os volantes resolveram se mandar para o ataque, proporcionando os contra ataques do adversário e que redundaram em todos os gols. O Novo Horizonte tem suas limitações, mas tem seus méritos. É um time que joga junto desde o sub-13 e por isso mesmo, tem conjunto. No estrelado três jogadores me chamaram a atenção: 5, 7 e 8, todos habilidosos e de boa presença no campo, mas será preciso muito mais. No sábado o time joga em casa contra o São Borja, outra equipe entrosada e que já mostrou serviço diante do Inter-SM. Há possibilidade de vaga para a próxima etapa já me parece bastante comprometida. A derrota para o Novo Horizonte, de goleada, não estava nos planos, pois no histórico dos confrontos entre as duas equipes, os resultados sempre foram ajustados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............