sábado, 9 de julho de 2011

Repercutindo uma promessa estapafúrdia

“A declaração de Kuka Dornelles de que Marco Maia poderá conseguir entre 400 e 600 mil reais para a COPA SANTIAGO provocou um estrago sem precedentes. Por um lado e por outro. Em meio a perplexidade, alguns ainda (céticos) foram tentar saber se tudo era verdade. Zeca Tamiosso, ao contrário, ficou feliz e disse que isso é pensar grande.” (Júlio Prates em seu Blog)
Agora vou fazer uma análise mais profunda do caso. E quero dizer que, infelizmente, os políticos que nós botamos nas câmaras, nas assembléias, congresso ou no executivo, rápido, rápido, se tornam marqueteiros de suas próprias carreiras e daí não importa o estrago que fazem quando anunciam e apregoam possibilidades e distribuem promessas, na maior parte, infundadas.
Vamos analisar friamente essa promessa feita pelo assessor do Deputado Marco Maia. Onde está o fundamento ? Para realizar o evento o Cruzeiro necessita de 400 mil ? Onde ele gastaria a não ser inflacionando a Copa e pagando para clubes virem aqui com seus garotos. Mesmo que não tenham sido divulgados os números da última realização,acredito que devam ter girado em torno da casa de 150 mil reais. O Cruzeiro pagou dívidas da competição passada e deve ter zerado esta. Então, porquê o Cruzeiro necessitaria de 400 ou 600 mil reais para a realização da 24 edição ? Que tipo de ginástica seria feita para justificar a aplicação dessa verba, já que ela viria carimbada ?
Mas a Copa Santiago é uma grande vitrine, cuja dimensão poucos sabem avaliar, exceção feita, é a claro, aos políticos que enxergam longe e sabem onde os seus nomes podem ganhar grande propagação, nem que seja por algo que jamais irão realizar.
Não seria mais viável e decente o dito deputado, através de seu assessor, diagnosticar o que realmente acontece hoje no esporte de Santiago e trazer uma proposta concreta que viesse a calhar, dentro daquilo  que é necessidade real no contexto dos fatos ?
Hoje Santiago tem mais de 3 milhares de jovens na prática esportiva. São competições de âmbito local, regional e estadual. A estrutura que mantêm essas competições é frágil e baseia-se unicamente nos recursos oriundos da prefeitura.Nos falta material humano e equipamentos adequados para as práticas esportivas, mesmo com todo o esforço e tudo que foi feito pela administração Chicão e que  vem sendo feito pela administração Júlio Ruivo.
Só quem está no meio sabe o quanto penam os diretores, os técnicos e jogadores envolvidos nas competições onde atuam as equipes que representam o município ou o Cruzeiro. Que tal se Kuka Dornelles fizesse uma visita ao Estádio Municipal Neri Cardoso e vislumbra-se ali uma possibilidade de investimento da área federal ? Que tal se tomasse conhecimento real do que é o Projeto Bola Pro Futuro e visse ali a possibilidade de investimento federal, através de emenda de seu deputado ? Mas isso eles não vêem. Isso não dá repercussão a curto prazo. Isso não causa estardalhaço.
Em relação ao anúncio, pelo conhecimento que tenho da situação e pela consciência que tenho e por saber até onde posso alcançar com minha crítica, reagi sim, mas me parece que ficou nisso, pois não li nem ouvi nenhuma outra manifestação sobre o assunto.
O que precisamos, todos, é ter os pés no chão e viver a nossa realidade, tentando sempre avançar, buscando uma melhoria das condições que estão aí. Precisamos ser agentes transformadores da realidade, mas não podemos nos tornar mercadores  de  sonhos impossíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............