sábado, 31 de dezembro de 2011

A importância da Copa Santiago de Futebol Juvenil

Inter fecha o ano em 1º lugar no Ranking Olheiros
Fonte: Site do Inter
Em sua última atualização de 2011, o Ranking Olheiros, que cita as melhores categorias de base do Brasil, manteve o Internacional na liderança absoluta da tabela. O Colorado é o líder com 384,5 pontos, superando o Cruzeiro, que segue em segundo, agora com 250,1 pontos.

Título da Copa Santiago foi um dos responsáveis pela liderança colorada
Essa foi a atualização da classificação com mais mudanças até hoje, trazendo novidades como caras novas no Top 10, clubes grandes despencando das primeiras posições, emergentes capitalizando com os ótimos resultados em competições importantes e os estreantes que vêm dos quatro cantos do país, trazidos pelas conquistas estaduais. As mudanças ocorreram especialmente graças à depreciação e saída de pontos de anos anteriores, fazendo com que Grêmio e Corinthians, por exemplo, despencassem sete posições cada e saíssem da elite do ranking pela primeira vez desde sua criação, em maio de 2009.
O Internacional, por sua vez, fecha o ano como o clube que mais pontuou em 2011: foram 180 pontos conquistados graças a quatro títulos (estadual, Copa Rio Preto, Copa Santiago e Copa Sub-15 de Votorantim) e duas semifinais (Taça BH e Copa Brasil Sub-17).
Os dez primeiros:

Obs: Confira todo o Ranking no Site: Olheiros do Futebol

Critérios de pontuação
Equipe Olheiros.net - 01/05/2009
Como toda lista que confere pontuação ao desempenho de clubes ou seleções ao longo do tempo em um determinado número de torneios, o Ranking Olheiros foi elaborado adotando-se alguns critérios básicos para sua formulação. O método utilizado foi amplamente discutido pelos membros e acredita-se ser a tradução mais próxima do real, em pontos, do verdadeiro patamar das categorias de base dos clubes brasileiros. A dicotomia ganhar títulos versus revelar jogadores é um caráter subjetivo não abordado neste estudo.

Para compreender a sistemática do Ranking Olheiros, é necessário o entendimento de três pontos-chave do processo de elaboração do mesmo, a saber:

1. Definição das competições abrangidas pelo Ranking

2. Peso de cada competição em comparação com as demais

3. Valorização dos resultados recentes

Vamos à explicação de cada um deles.

1. Definição das competições abrangidas pelo Ranking Olheiros

A lista de competições abrangidas pelo Ranking Olheiros foi amplamente discutida por seus membros, levando em conta critérios como tradição, reconhecimento popular, cobertura da mídia, número de equipes participantes e jogadores revelados. Sendo assim, ficou definido que as competições abrangidas pelo Ranking, cada uma com seu peso em pontos, são:

a. Nacionais: Copa São Paulo de Juniores, Campeonato Brasileiro Sub-20, Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, Copa Sub-23, Estaduais de Juniores, Copa Santiago de Futebol Juvenil, Copa 2 de Julho, Copa Rio Preto (antiga Promissão), Copa Brasil Sub-17, SC Cup Sub-16, Copa Brasil Sub-15 (antigo Torneio de Londrina) e Torneio de Votorantim Sub-15

b. Internacionais: Milk Cup, Mundial Sub-18 de Clubes, Copa Viareggio, Dallas Cup, Copa Nike Sub-15, Spax Cup, Torneio Cidade de Turim.

Esta não é uma lista definitiva de competições, podendo ser acrescentadas ou retidadas a qualquer momento, mediante criação ou relevância de novos torneios ou cancelamento de torneios existentes.

2. Peso de cada competição em comparação com as demais

A forma de avaliação do Ranking Olheiros dá-se pela classificação final das competições analisadas. A pontuação acontece da seguinte forma:

Campeão: 10 pontos
Vice-campeão: 7 pontos
Terceiro lugar: 5 pontos
Quarto lugar: 4 pontos

Em caso de competições onde não haja decisão de terceiro e quarto lugares, os semifinalistas recebem a mesma pontuação, da seguinte forma:

Campeão: 10 pontos
Vice-campeão: 7 pontos
Eliminados nas semifinais: 5 pontos
Eliminados nas quartas-de-final: 2 pontos
Eliminados nas oitavas-de-final: 1 ponto

Mediante a pontuação padrão, cada competição recebeu um peso diferente, que vai de 1 a 5, de acordo com sua importância, a saber:

Peso 5 - Copa São Paulo de Juniores, Taça Belo Horizonte, Brasileiro Sub-20
Peso 4 - Milk Cup, Mundialito Sub-18, Copa Viareggio e estaduais de juniores cujo melhor clube esteja no Brasileirão Série A (SP, RJ, MG, PR, GO, BA, CE, RS e SC)
Peso 3 - Copa Santiago, Copa Rio Preto, Dallas Cup, Copa Nike Sub-15, Copa 2 de Julho, Copa Brasil Sub-17 e estaduais de juniores cujo melhor clube esteja na Série B (AL, DF, PE e RN)
Peso 2 - Torneio Sub-15 de Votorantim, Copa Brasil Sub-15, Spax Cup, Torneo Citta di Torino e estaduais de juniores cujo melhor clube esteja na Série C (AC, MT, PA e PB)
Peso 1 - Estaduais cujo melhor clube esteja na Série D (demais estados)

Também de acordo com os pesos, é considerado um número maior de fases para coleta dos dados. Nos Estaduais, os de Peso 4 pontuam campeão, vice, terceiro e quarto (ou semifinalistas); os de Peso 3, campeão e vice; e os de Peso 2 e 1, apenas o campeão.

Da mesma forma, as competições Peso 5 - Copa SP, Taça BH e Brasileiro Sub-20 - contam pontos desde o campeão até os eliminados nas oitavas-de-final.

No cálculo da pontuação de cada competição, os pontos do clube são multiplicados pelo peso da competição.

Exemplo de cálculo:

Copa São Paulo 2009 - Campeão: Corinthians (10 pontos campeão x Peso 5 = 50 pontos)

3. Valorização dos resultados recentes

Para que a pontuação do Ranking seja mais precisa, é adotada a fórmula da desvalorização dos resultados passados, de forma semelhante ao Ranking da FIFA e outros Rankings. Sendo assim, a valorização acontece da seguinte forma:

Ano atual: Multiplica-se os valores por 1.
Ano anterior: Multiplica-se os valores por 0,7.
Ano retrasado: Multiplica-se os valores por 0,5.

Os campeonatos já disputados em 2011 possuem valor 1, enquanto os de 2010 possuem valor 0,7 e os de 2009, valor 0,5. No caso das competições ainda não disputadas em 2011, o resultado de 2010 continua valendo 1 e o de 2009, 0,7. A partir da realização de determinada competição em 2011, a pontuação de 2008 deixa de valer, pois no Ranking é considerado apenas o período de três anos.

Exemplo de cálculo final:

- Copa São Paulo 2008 - Campeão: Figueirense (10 pontos campeão x Peso 5 = 50 pontos x 0,7 competição passada = 35 pontos)
- Copa São Paulo 2007 - Campeão: Cruzeiro (10 pontos campeão x Peso 5 = 50 pontos x 0,5 competição retrasada = 25 pontos)

Obs.: No caso de empate entre dois ou mais clubes, a ordem apresentada no Ranking é meramente alfabética, não sendo levados em conta os campeonatos disputados pelas agremiações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............