terça-feira, 3 de janeiro de 2012

As Categorias de Base do Internacional





Categorias de base de ouro

Por Marcos Bertoncello (texto reproduzido da Revista do Inter nº 70)
O resultado do trabalho bem feito nas categorias de base do Internacional fica evidente no final de cada temporada. Em 2011, a dedicação das equipes coloradas, respaldada pelos profissionais em volta dos jogadores, rendeu frutos especiais, tanto na questão dos títulos como também na de jogadores utilizados no grupo principal e na de convocações para as seleções de base do Brasil. Tudo isso ainda comprovado em rankings divulgados durante a temporada.
Base trouxe 20 títulos para o Beira-Rio em 2011
A Revista do Inter traçou uma retrospectiva sobre o ano da categoria de base do Campeão de Tudo, a melhor do País, demonstrando que o trabalho do quadro funcional do departamento, dentro e fora do campo, ao longo dos anos, foi fundamental para tal sucesso e para atingir o seu principal objetivo: formar atletas de ponta para o Internacional.
Jogadores corresponderam no grupo de cima
Muitos foram os atletas utilizados pelo grupo principal, oriundos da base, neste ano. Alguns deles serão relembrados aqui. Depois do Inter B representar o Clube na Taça Piratini (primeiro turno do Campeonato Gaúcho), dois jogadores passaram a integrar o time de cima: o zagueiro Rodrigo Modelo e o meia Ricardo Goulart. O primeiro se sobressaiu e foi destaque da equipe colorada, terminando a temporada como titular absoluto do técnico Dorival Júnior.

Rodrigo Moledo terminou ano como titular e com belos desempenhos

Um momento marcante do uso dos garotos colorados neste ano foi na disputa da Copa Audi, na Alemanha. O então treinador interino Osmar Loss convocou atletas como o atacante Lucas Roggia, o lateral-esquerdo Zé Mário, o volante Elton e o meia João Paulo. Como havia muitos desfalques na equipe, por conta de lesão, coube aos colorados da base assumir a responsabilidade contra os principais clubes do mundo: Barcelona, Milan e Bayern de Munique. Eles deram conta do recado e foram destaques no empate com o Barça e na vitória por pênaltis diante do Milan, terminando na terceira colocação do torneio. Além de títulos e convocações para os times de base da Seleção Brasileira, as divisões menores do Inter atenderam com brilhantismo à meta de subir jogadores para a equipe principal.
Títulos aos montes
Não importa a categoria, os times colorados de base fizeram bonito na temporada, trazendo, ao todo 20 títulos. O levantamento leva em conta as equipes júnior, juvenil, infantil, Sub-13, Sub-12, Sub-11 e Sub-10. A hegemonia no Rio Grande do Sul, então, foi ainda mais marcante. Dos títulos estaduais, somente o Gauchão Juvenil não foi conquistado, mostrando que quem manda no RS é mesmo o Colorado.

Juvenis comemora conquista da Copa FGF Sub-17

Separadas por categorias, o Internacional trouxe as seguintes taças: Campeonato Gaúcho, Punta Cup e Copa FGF Sub-19 (juniores); Copa Santiago, 1ª Copa Rio Preto Internacional Sub-17, Copa FGF Sub-17, Copa 70 Anos Sapucaiense e Copa Carpina Sub-16 (juvenis); Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil de Futebol Infantil/Votorantim-SP, Copa Coronel Pilar, Gauchão Ligafa e Taça da Amizade de Roca Sales (infantis); Copa Teutônia e Gauchão (Sub-12); Taça Saudades (Sub-13 e Sub-11); além da Copa Adidas (Sub-11), Taça Bruxellas/Pumas Brasil (Sub-11 e Sub-10) e Gauchão (Sub-10).
Destaque para os títulos da Copa FGF Sub-19, Copa FGF Sub-17 e Gauchão Infantil. Todos eles foram obtidos em clássicos Gre-Nais nas decisões. Na primeira categoria, o grito de “é campeão” foi solto na casa do rival, o estádio Olímpico, em uma virada eletrizante. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, o time do técnico André Jardine venceu por 2 a 1, sendo que o segundo gol foi anotado aos impressionantes 50min da etapa final, o que garantiu a conquista colorada.
Já na Sub-17, logo na primeira competição do ex-goleiro e agora técnico Clemer, os juvenis foram campeões da Copa FGF. Na final, disputada no Beira-Rio, a equipe goleou o Grêmio por 4 a 2 e levantou a taça. Nada mais justo para um grupo que venceu 21 dos 22 jogos da competição. Mas justiça mesmo ficou por conta dos infantis colorados. Com incrível 100% de aproveitamento, o Inter conquistou o seu oitavo Campeonato Gaúcho da FGF sem dar qualquer chance para os gremistas na final. Vitória de 2 a 1 no Olímpico e triunfo mínimo por 1 a 0 no Beira-Rio. O time de Zé Leão venceu todas as 21 partidas.
Serviços prestados à Seleção Brasileira
O balanço geral dos jogadores do Inter presentes nas convocações das equipes de base da Seleção Brasileira foi totalmente positivo. Durante toda a temporada, os colorados constantemente foram chamados para treinos, amistosos e campeonatos, e deram a resposta no campo.
No ano de 2011, o Brasil teve, como destaque, três conquistas de sul-americanos (Sub-15, Sub-17 e Sub-20) e um Mundial Sub-20. Em todos estes torneios, jogadores do Internacional marcaram presença, participando da trajetória vitoriosa. Além das competições citadas, o Colorado mandou atletas para a Mini Copa América Sub-15, o Mundial Sub-17 e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, por exemplo. “A gente sempre contou com jogadores do Internacional na Seleção Brasileira, independente da categoria. É só notar que, nas relações, geralmente temos três ou quatro colorados convocados e isso é um número relevante", destacou o coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira, Ney Franco, em sua visita ao Beira-Rio neste ano.
Como pontos altos, pode-se relembrar a atuação exuberante do meia Oscar na final do Mundial Sub-20, no mês de julho e agosto, na Colômbia. A Seleção tornou-se pentacampeã ao vencer Portugal na decisão com três gols dele, quebrando assim o recorde na Fifa por ser o primeiro jogador a marcar três gol na final de uma competição organizada pela entidade máxima do futebol. Os zagueiros Juan e Romário também participaram da conquista. Cinco meses antes, eles obtiveram o título do Sul-Americano da categoria, no Peru.
Já na final do Sul-Americano Sub-17, o Brasil faturou a competição no Equador com participação dos colorados Claudio Winck, Andrigo, Marlon Bica e Rodrigo Dourado. Por fim, outro destaque ficou por conta da Seleção Sub-15 que foi campeã sul-americana em novembro, no Uruguai, com uma campanha invicta e uma goleada de 4 a 0 no último jogo, justamente contra os donos da casa. Léo, Gustavo e Yan Petter foram os atletas do Inter presentes, sendo que este último marcou um dos gols na decisão. De fato, um ano de serviços bem prestados com a camisa canarinha.
No topo dos rankings
A liderança no ranking de clubes do site Olheiros.net já era uma condição aguardada pelo Internacional. Tanto é que, no final de dezembro, a atualização do estudo cravou novamente o nome do Campeão de Tudo no topo da lista, ostentando a condição de melhor clube quando o assunto é base no Brasil desde o ano de 2009. O Colorado soma 384,5 pontos, 135 a mais que o Cruzeiro, segundo colocado.

Colorados foram presença constante nas seleções de base do Brasil
Pois em novembro, outro ranking foi criado pelo portal para comprovar ainda mais a excelência das bases brasileiras: o número de convocações para as equipes da Seleção Brasileira. O levantamento leva em conta o número de jogadores de cada time com idade para os times de base do Brasil. No período de janeiro de 2010 até agora, o Inter teve 72 convocações, enquanto Flamengo e São Paulo estão em segundo lugar, com 57 jogadores chamados cada um.

O Colorado também é líder deste estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............