quarta-feira, 7 de março de 2012

Seguindo os passos de nossos garotos

O quê diz o site Olheiros do Futebol sobre Dieyson:

Estreia dos sonhos
Gabriel Seixas - 07/03/2012

Dizem que as grandes oportunidades surgem quando você menos espera, e quando elas aparecem, é preciso estar bem preparado. Dieyson, lateral-esquerdo que apareceu com destaque pelo Vasco na Copa São Paulo e afirmado no razoável time sub-20 cruzmaltino, a princípio não nutria qualquer expectativa de ser promovido ao elenco profissional já no primeiro semestre. Thiago Feltri, contratado no início da temporada, é o titular absoluto da posição, mas no último sábado, Cristóvão Borges resolveu testar novas alternativas. Max, até então o suplente imediato de Feltri, foi escalado na lateral-direita. Abriu-se então uma chance para Dieyson, promovido às pressas ao primeiro time, fazer sua estreia como profissional.

O duelo contra o Olaria parecia perfeito para aliviar a pressão e deixá-lo à vontade para apresentar seu futebol. Foi justamente isso que aconteceu. Dieyson e outros três jovens da base (Paulista, Jhon Cley e Yago) foram relacionados para a partida, mas só o lateral iniciou o duelo como titular. E sua exibição superou quaisquer expectativas. Com participação nos dois gols que garantiram a vitória por 2 a 0, o garoto esbanjou personalidade e foi recompensado: devido à falta de opções para o setor, Cristóvão Borges já acenou com a possibilidade de efetivá-lo no time principal.

Lateral forte, habilidoso e muito agressivo ofensivamente, Dieyson iniciou a jogada dos dois gols do Vasco na partida. No primeiro, arrancou pela esquerda, driblou três marcadores e tocou para Felipe, que encontrou Tenorio na área para abrir o placar. Pouco depois, o lateral /93 acertou um bom passe em profundidade para Diego Rosa, que cruzou da esquerda para Eder Luís completar pras redes. Na Copinha, essas características já haviam ficado evidenciadas, mas obviamente, um jogo profissional exige uma disciplina muito maior – e o jovem respondeu bem.

Dieyson chegou ao Vasco há pouco mais de dois anos, após ser descoberto na Copa Santiago atuando pelo Cruzeiro, clube da cidade-sede do torneio. A adaptação teve alguns percalços, mas dentro de campo, o garoto tomou conta da lateral-esquerda logo nos primeiros meses, disputando o Carioca Sub-17 e o Torneio OPG já pelo sub-20 em 2010. No ano seguinte, entrou em evidência na disputa da Taça BH, aproveitando a lesão do titular Diogo para figurar em várias partidas no onze inicial.

A Copinha foi a “consagração” de seu futebol, mesmo atuando em uma equipe limitada e na qual não era a maior estrela (Jhon Cley foi o craque do time na competição). Além das qualidades supracitadas, o garoto também mostrou facilidade em arrancar pelo flanco esquerdo ou cortar jogadas para a diagonal, muitas vezes arriscando a finalização com o pé ‘ruim’ (direito).

Na estreia no time principal, Dieyson conseguiu colocar todas essas qualidades em prática. Além de cometer apenas uma falta e errar só um passe em todo o jogo, o lateral arriscou cinco dribles e ganhou elogios de vários companheiros. Apesar do início promissor, todo cuidado é pouco, afinal, vale lembrar que o também lateral Wallace teve trajetória parecida no Fluminense, e após ter se ausentado da Copa São Paulo a pedido de Abel Braga, atualmente sequer é relacionado para os jogos. Se bem lapidado, Dieyson tem tudo para, num futuro próximo, se tornar uma alternativa real à titularidade da lateral-esquerda vascaína.

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............