quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular - 20 04

Rebaixei o homem
Ainda bem que isso não influi no seu salário, mas eu rebaixei o Alan Marcus  Claudino. Ele é Secretário Municipal de Esportes de Sombrio e não diretor do DME.
Viram, eu fiquei um tempo fora e o esporte de Sombrio evoluiu tanto, a ponto de já ter a sua secretaria. E é, com certeza, por isso que a coisa está andando muito bem em Sombrio, com todos os campeonatos bem organizados, diversidade de modalidades em disputa; o município se preparando para as competições regionais e estaduais e com isso assumindo a hegemonia. Este exemplo de Sombrio precisa ser copiado aqui em Araranguá. Aliás, se depender do Arilton Costa a coisa acontece. É preciso dar apoio ao nosso diretor do DME e cobrar da administração a criação da secretaria, já que o projeto de retorno da Fundação Municipal de Esportes não vai dar em nada.
Aos que desdenham do esporte
Da boca prá fora os políticos enaltecem o esporte e quando falam sobre ele, em público, chegam a extrapolar. Na prática, porém, são poucos os que, investidos de mandato e com o poder da caneta na mão, praticam o que dizem.
Os projetos e promessas, na maioria das vezes, não saem da conversa ou do papel. Vejam o nosso caso aqui em Araranguá. O tempo vai passando, mais uma administração está chegando ao final de seu mandato e as coisas não acontecem.
Há quem se contente com o que está aí, competições de várias modalidades, mas nada de concreto em termos de equipamentos e multiplicação de oportunidades e espaços para as crianças e adolescentes preencherem as suas horas de ócio, no contra turno escolar.
Precisamos evoluir neste aspecto e não adianta dizer que o município tem outras prioridades. Isso é negar o que afirmam quando se reportam ao esporte e a sua importância.
Se tivéssemos os equipamentos necessários, programas em andamento com monitores à disposição na periferia da cidade, não teríamos tantos jovens envolvidos com drogas. E no caso, o custo/benefício estaria plenamente justificado. Precisamos fazer muito mais do que preparar equipes para competições, isto é esporte rendimento. Precisamos do esporte formação e num segundo momento participação, para depois pensar no rendimento, numa etapa já mais bem evoluída.
Outros municípios, com menos mão de obra qualificada à disposição (professores de educação física), tem feito mais do que aqui.
Faço referência ao tema considerando o que diz a matéria de Sombrio sobre o vôlei. Qual a origem do hoje prefeito, Professor Jusa ? Todos sabem, o esporte. Como praticante, como acadêmico e como professor de educação física, criando projetos para o setor e galgando seu espaço político na comunidade.
Hoje, investido do cargo de primeiro mandatário de seu município, ele não relega sua origem e dá ao esporte o seu devido valor. E tem um  detalhe: “Sem muito alarde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............