terça-feira, 24 de abril de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular - 25 04

Os prefeitos e os árbitros
“O presidente escolhe seus ministros e eu convoco a seleção.” Palavras de João Saldanha, sobre a exigência do presidente Emilio Garrastazu Médici de que Dadá Maravilha fosse convocado para seleção na Copa de 70. O fato rendeu a demissão de Saldanha que foi substituído por Zagallo.
Porquê faço esta referência ? Para abordar o tema envolvendo os prefeitos de Turvo e do Balneário Arroio do Silva, que andaram dando uma dura no presidente da LAF, na escalação de árbitros para os campeonatos de seus municípios.
No Turvo o prefeito Carlessi reclamou publicamente e dirigiu-se ao árbitro, Osmar Saidzinski, contestando suas decisões no jogo inaugural do Turvense 2012. Detalhe: O filho do prefeito vestia a camiseta do time que perdeu.
Não existe veto a arbitragem
É o  que diz todo regulamento de campeonato que se preza. Não conheço o regulamento do campeonato de Turvo, mas acredito que no seu bojo esteja este item. Se eu tiver razão, lá se foi o boi com a corda, pois a reclamação do prefeito surtiu efeito e a escala de árbitros para o último final de semana foi bastante alterada.
Nadinho mandou outros árbitros para Turvo e sobrou para José Valério do Nascimento, apitador conceituado de Araranguá e região  apitar um jogo no campeonato do Arroio do Silva.
Assisti ao jogo todo e constatei apenas um erro na atuação do veterano apitador. Ele permitiu que o técnico de uma equipe (Jorginho  do Acadêmicos), permanecesse o tempo todo fora da área técnica, proferindo palavras de provocação para os jogadores adversários. Por vezes discutindo e ofendendo os atletas.
Valério viu e ouviu tudo e não tomou nenhuma providência. Ninguém reclamou de sua atuação sobre lances capitais do jogo, que culminou com a vitória do time de Jorginho, mas ninguém o perdoou por ter sido omisso em relação aos fatos que envolveram o treinador.
Sua cabeça rolou
À  exemplo de Turvo, onde o prefeito chiou, também no Arroio teve reclamação. Ponderada, quase confidencial, mas teve. Vi e ouvi o prefeito Evandro Scaíni conversando amistosamente com o presidente Nadinho, do qual obteve a afirmação de que José Valério do Nascimento está fora da escala daqui por diante.
Posto isto, fica a pergunta: Afinal, existe ou não existe o veto a arbitragem ? No universo capitalista de nosso futebol atual, onde são as prefeituras que pagam a conta, existe!
Ponderação
Experiente, educado, disciplinador pelo exemplo e ponderado sob todos os aspectos, o professor José Búrigo comentava, in loco: “Tudo isto poderia ser evitado. Por quê gerar antipatia ?”Referindo-se a atitude do treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............