quarta-feira, 11 de abril de 2012

Olimpíada de Lingua Portuguesa

SDR Araranguá capacita educadores para participação na III Edição
A Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, através da Gerência de Educação, realizou na segunda-feira (09) e quarta-feira (11) capacitações aos assistentes técnico-pedagógicos (ATPs) e professores do 5º ano das escolas da rede pública estadual de abrangência da Regional, para participação na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que chega à sua terceira edição.
O treinamento foi ministrado pela coordenadora da Olimpiada na Regional, Márcia Aparecida Machado João, que repassou informações sobre as inscrições de adesão à Olimpíada (que seguem até o dia 25 de maio), que premiará as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país, entre outros esclarecimentos.
Neste ano, as categorias são: Poema – para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias Literárias – para alunos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; Crônica – para alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; Artigo de opinião – para alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Márcia explicou que mais que um concurso de textos, “a Olimpíada é uma oportunidade para que os professores entrem em contato com uma metodologia de trabalho de leitura e produção de texto articulada aos conteúdos previstos para cada ano escolar”.
A gerente Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa, diz que a expectativa é positiva para esta edição, já que nas anteriores, as escolas da Regional de Araranguá ficaram entre as classificadas. Na primeira edição da Olimpíada, em 2008, a aluna Patricia de Matos Cristovão da EEM Macário Borba (Sombrio), foi uma das finalistas da Olimpiada na categoria Artigo de Opinião. E na última edição, em 2010, a aluna Paola Andrade Vieira, da EEB Otilia da Silva Berti (Araranguá), foi uma das classificadas na categoria Poema.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Ela ocorre a cada dois anos, em anos pares. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Assessoria de Imprensa – 22ª SDR
Texto e fotos - Leneza P. Della

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............