Texto e fotos: Valdinei Nichele (Ascom PMS)
Com apenas 1 ponto em três partidas, o tradicional Sanga Negra corre sério risco de rebaixamento. Com a derrota do Ferroviário, cai o último time 100% na Primeira divisão
Sombrio
Economia de gols na rodada deste domingo, 22 de abril, do Sombriense 2012. Das sete partidas disputadas nas três divisões do maior campeonato de futebol amador do extremo sul catarinense, três vitórias foram pela diferença de um gol, três por dois gols e apenas uma com diferença de três gols. Destaque do fim de semana para a equipe da Sanga Negra, que perdeu mais uma e não depende mais só de si mesmo para continuar na Elite do futebol sombriense.
Ainda não pontuaram
Mesmo se aproximando da metade da competição, algumas equipes da Terceira divisão ainda não conseguiram um ponto sequer na tabela de classificação. Nesta fase, cada time disputa três partidas. Escolinha do Carlinhos terá apenas mais uma chance de se manter no Sombriense 2012.
Pela chave A, Escolinha do Carlinhos fez a sua segunda partida pela manhã, no estádio Juvenil da Cunha Colares, em Boa Esperança, contra o Ipiranga/Lanus. Ambas as equipes haviam perdido na estreia e precisavam vencer para continuarem com chances de classificação.
Embora parecesse um jogo equilibrado até a metade do primeiro tempo, o Ipiranga/Lanus se mostrou mais eficiente na definição, encerrando a partida com o placar mais elástico da rodada: 4 a 1. Sem nenhum ponto na tabela, a Escolinha do Carlinhos precisa vencer sua última partida e ainda torcer para A.A. São José ou Ipiranga/Lanus perderem de goleada para que possa deixar a lanterna, já que o time levou 7 gols até agora, contra 3 apenas dos adversários. Gols sofridos é o terceiro critério de desempate, depois de confronto direto e número de vitórias.
No estádio Antônio Sant’Helena se enfrentaram Motivação e E.C. São Francisco, pelo grupo C, o mais equilibrado da Terceira divisão. Até esta rodada, todas as equipes tinham uma disputa, com 1 ponto cada e ainda empate em todos os critérios.
Como já era previsto, a disputa foi marcada pelo equilíbrio e o placar final foi de apenas 1 x 0, favorável ao Motivação, que agora é o líder da chave com 4 pontos. Pelo gol sofrido, o São Francisco passou a segurar a lanterna.
Pelo grupo D da Terceirona, o estádio São José, em Sanga Negra, recebeu Raízes x E.C. Campo D’Água. Enquanto o Raízes fazia sua terceira partida, o Campo D’Água entrava em campo pela primeira vez no Sombriense 2012.
O Raízes construiu o placar de 3 a 1 e assumiu a liderança da chave, mas pode ser ultrapassado já na próxima rodada pelo Esmasil, que tem 3 pontos em uma partida disputada e enfrenta a A.A. São Luiz no Evaldino Réus Machado.
Invicto e isolado
Pela chave A de Segundona, a A.A. Raizeira se encontra em ótima situação na tabela de classificação, com a segunda vitória em três jogos e ainda invicta, a equipe tem 7 pontos e está a 2 do segundo colocado, o E.C. Nova Aliança/Esmasil, que também tem três jogos. A Raizeira saiu vitoriosa do confronto contra o Garcia E.C., no estádio Antônio Sant’Helena no início da tarde deste domingo.
O Garcia bem que tentou, mas acabou envolvido pelo bom futebol do adversário, saindo de campo com a derrota por 2 a 0. Com dois jogos disputados, conquistou apenas 1 ponto e está em 4º na classificação.
Pela chave B, E.C. São Pedro e E.C. Parque das Avenidas se enfrentaram no estádio São José. Em seu terceiro jogo e ainda sem pontuar, o E.C. Parque das Avenidas tinha como única opção a vitória, mas não conseguiu segurar o placar que lhe era favorável ao final do primeiro tempo: 2x1.
O São Pedro, que já havia saído na frente e sofrido a virada, conseguiu reverter a situação na segunda etapa e encerrou a partida com a vitória por 4 a 2. Tendo empatado na estreia, soma agora 4 pontos e é o vice líder do grupo B. Já o Parque das Avenidas, além de vencer sua última partida contra o E.C. Santa Fé, precisa ainda torcer para o adversário perder suas outras duas partidas contra E.C. São Luiz e E.C. Boa Esperança/Latão, para evitar o rebaixamento.
Derrota em casa e risco de cair
Em sua terceira partida pelo Sombriense 2012, o atual vice campeão ainda buscava a afirmação na competição, depois de ter sofrido uma derrota e um empate. O E.C. Sanga Negra jogou diante de sua torcida no estádio São José, contra a A.A. Negger’s, que vinha de vitória sobre a A.C.E. 6 Caneco.
E a tarde prometia ser nada fácil para o Sanga Negra, que sofreu o primeiro gol já aos 12 minutos de partida, numa confusão depois de uma bola alçada na área. Depois de muita insistência, o empate veio aos 29 minutos. Com a expulsão de um atleta da Negger’s nos últimos minutos do primeiro tempo trouxe uma falsa esperança de uma segunda etapa mais tranquila.
Falsa por que, mesmo com um jogador a menos, a Negger’s não abriu mão do ataque, marcando com firmeza e ainda aproveitando os contra ataques com muita velocidade. Depois de perder algumas chances de obter a virada, o Sanga Negra fez valer a máxima do futebol de que ‘quem não faz, leva’, sofrendo o segundo gol aos 35 minutos do segundo tempo.
Mesmo com a necessidade de, no mínimo, empatar a partida, o Sanga Negra ainda desperdiçou claras chances de marcar, mas não conseguiu evitar a derrota que colocou a equipe na lanterna do grupo A da Primeira divisão.
Além de vencer seu último confronto, contra o 6 Caneco, o Sanga Negra precisa torcer para que o adversário perca sua partida da próxima rodada contra o Millze/C. Monteiro, para que continue com chances de se manter na Primeira divisão. Ambos tem 1 ponto na classificação.
Pelo grupo B da Primeira divisão, Made In Japa e E.C. Ferroviário jogaram no estádio Antônio Sant’Helena. O Ferroviário vinha de uma vitória na estreia contra o atual campeão e queria vencer para confirmar sua eficiência como o único a manter 100% de aproveitamento. O Made In Japa perdeu o primeiro jogo e queria a vitória para deixar as últimas posições.
As equipes alternaram momentos bons e ruins na partida, mas o único a marcar foi o Made In Japa, ainda no primeiro tempo. Depois de uma cobrança de pênalti e defesa do goleiro do Ferroviário, o camisa 9 André pegou o rebote e balançou as redes.
O placar mínimo deu ao Made In Japa os mesmos 3 pontos do Ferroviário. Mas, mesmo tendo sofrido dois gols a mais, ocupa a 3ª posição devido ao critério ‘confronto direito’. A liderança do grupo é do E.C. Guarani, que soma 4 pontos em dois jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário