quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular - 04 05

Taça Cecrisa
Há quem afirme que se trata da maior competição do futebol amador do país. Eu não tenho com exatidão esta informação, mas acredito que se não for a maior é uma das maiores. Talvez a região metropolitana de Campinas tenha uma competição nestes moldes, envolvendo tantas agremiações.
Mas a verdade é que a Taça Cecrisa, em sua XX edição, vai começar neste final de semana e isto é muito animador. Moradores de Criciúma e região, pessoas que realmente gostam do futebol amador, têm a partir deste sábado a oportunidade de assistir bons jogos e de ver, principalmente, novos valores aparecendo no cenário esportivo.
Claro que existem muitas figuras carimbadas que jogam aqui, acolá e a Taça Cecrisa. Isso acontece porque, infelizmente, profissionalizaram o futebol amador. Mas me parece que aos poucos a coisa está mudando. Vejam que a “Copinha Cecrisa” já está entrando para a sua V edição e ela contempla jovens das faixas etárias de 14 a 18 anos.
E isso é muito importante pois abre um leque de oportunidade para que os garotos pratiquem o futebol e com isso desenvolvam e coloquem na vitrine as suas potencialidades.
É claro que, a partir da nova maneira de ver as coisas, o Criciúma, quem já desenvolve o seu Projeto “Tigrinhos”, também estará de olho nesta gurizada que vai jogar a Copinha. Quem sabe, dentro de pouco tempo não tenhamos mais garotos surgindo para o profissionalismo, oriundos desta competição.
Exemplo a ser seguido
Em Urussanga a LUD já está fazendo uma competição semelhante, resguardando-se as proporções, é claro. Mas e aqui no extremo sul do estado, como andam as coisas ? Nossos meninos estão tendo oportunidades ?
Sei que em Araranguá, ainda sem estádio adequado, tudo fica muito difícil, mas Turvo, Arroio do Silva e Sombrio já podem promover uma competição para as categorias de base.
E hoje não há nada amais que chame a atenção do que as competições organizadas para estas categorias. Vejam a proliferação  dos torneios e o sucesso que eles fazem.
E nossa região é propicia para se organizar uma competição, pois os municípios são muito próximos  e as estradas são da melhor qualidade. O quê estamos esperando então ?
Martinho do Balãozinho
Quando do meu retorno a Araranguá, há dois meses, encontrei o Martinho e até me assustei. Ele estava que era um verdadeiro “balãozinho”. Eu quero dizer, “gordo”.
Conversamos e ele me pôs a par que esteve lesionado, mas que já estava recuperado e que daria início a sua preparação para quebrar o seu próprio recorde e que desta vez iria para o “além mar”. Iria fazer a proeza em Portugal.
Pois bem, fiz a matéria com ele sabendo de sua situação naquele momento. Passados esses dias o reencontrei. Ele me disse que já baixou mais de 5 quilos e que o trabalho continua e que ele acredita, mais do que nunca, que superará a sua performance anterior. O que continua complicado é o patrocínio. Ainda não tem uma grande empresa, uma grande marca para bancar a sua viagem para a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............