segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular 08 05

Ele voltou
Como havia prometido na semana anterior, Arilton Costa está de volta à direção do DME. A previsão era de voltar hoje, mas ele preferiu antecipar e reassumir a função no meio da semana passada, apesar do feriado.
Como só estava afastado, pró forma, Arilton nunca perdeu as rédeas e volta sabendo o que precisa ser feito neste período em que as competições do município começam a deslanchar. O campeonato municipal de futebol, “a menina dos olhos” da administração, está em pleno andamento e é preciso estar atento aos desdobramentos, pois é no andar da carroça que as melancias vão se ajeitando.
Preocupação
Não sei o diretor do DME já tomou conhecimento dos acontecimentos de domingo no Élcio Scaíni, quando duas equipes se degladiaram, sem a presença da bola e com participação de um considerável número de torcedores. Até o alambrado acabou pagando o pato.
Isso é preocupação para o Arilton pois os acontecimentos foram entre duas equipes da Segunda Divisão, exatamente a categoria onde o DME apostou todos as suas fichas, fez crescer o número de participantes, fato que pode ter dado origem a este tipo de acontecimento, pois se desprestigiou a qualidade em nome da quantidade e em conseqüência, não se pôde mensurar exatamente como algumas equipes viriam para a competição e com que espírito fariam os jogos.
É aquele velho problema de precisar massificar a prática do esporte e da atividade física para as comunidades, mas não ter a devida condição de condicioná-la nos moldes da justa civilidade e do espírito esportivo que se requer em  competições onde o mais importante é a participação e não a busca de títulos ou de conquistas.
Os vereadores e o esporte
À distância, lá na minha Santiago, costeando Uruguai e Argentina, eu acompanhei durante este meu período de ausência de Araranguá, as coisas que por aqui aconteciam no esporte e na política. Estive sempre atento ao trabalho e a manifestação dos vereadores.
O Chico Merêncio (PT) gestionou a volta da FME, mas o assunto continua em compasso de espera, “banho Maria” ou geladeira, sei lá ? Mas o importante é que o petista pensou e agiu pelo esporte. Fez a sua parte.
Outro que, por vezes fez esta abordagem é o Anísio Prêmoli (PMDB). Aliás, hoje,  na primeira oportunidade que estive na Sessão da Câmara, ouvi o Anísio se manifestar sobre o assunto e fazer cobranças da administração. Tudo começou porque um de seus pares indicou a instalação de uma academia ao ar livre para o Bairro Alto Feliz.
É bom ver e ouvir os vereadores falando sobre o esporte. Pena que alguns só se lembram do seguimento em épocas de eleições, quando demonstram que reconhecem o potencial deste segmento da sociedade.
Em tempo: Tão logo reassumiu o DME, Arilton Costa já fez chegar para a imprensa todas as informações sobre os JESC, dando o devido valor a esta competição. A matéria será pauta para a  edição de quarta feira do Enfoque Poular e aqui no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............