Não deu outra !
Realmente, a estiagem acabou com o gramado dos campos que não tiveram o devido cuidado e que não receberam manutenção. De todos os campos existentes no município e são vários, poucos estão em condições para a realização de jogos. Logo, também, estes estarão exauridos, a continuar por mais alguns dias esta falta de chuva.
No Balneário Arroio do Silva, onde o campeonato é realizado num só campo, o do Complexo Esportivo Severo Scaíni, devidamente cuidado e manutenido, não se vive o drama vivido em Araranguá. Como o campo é único fica fácil de cuidar e isto vinha sendo e continua sendo feito.
Aqui em Araranguá existe uma diversificação de locais e nenhum deles pertence ao poder público e daí advêm a dificuldade de manutenção.
Ontem tirei o dia para percorrer os campos. Me surpreendi com o estado do campo do Santa Cruz, aquele que o Turati e o Anísio construíram ali dentro da área da UFSC. Murada e moirões pintados recentemente, alambrado com apenas dois ou três moirões quebrados, limpeza feita, mas com o estado do gramado em estado deplorável. A grama virou areia.
Na Coloninha me deparo com uma estrutura muito boa, mas inacabada e também com o piso do gramado em péssimas condições. UCCA e Esportivo, nem se fala, não dá para pensar em jogar.
Então é preciso pensar numa solução e vislumbrar o futuro. Este ano o prejuízo é irreparável para o campeonato. Vamos salvar o ano que vem.
Investir é preciso
A próxima administração municipal de Araranguá terá que investir nestes redutos onde nossos times jogam o campeonato. Eu sei: “Na administração pública a sua atividade esta vinculada ao princípio da legalidade, ou seja, a administração pública só pode fazer o que a lei expressamente permite.” De acordo com Celso Antonio Bandeira de Mello, "Com efeito, enquanto na atividade privada se pode fazer tudo o que não é proibido, na atividade de administração pública só se pode fazer o que é permitido.”
Mas investir em próprios que não sejam do município é possível, desde que haja um convênio estabelecido com a entidade que o detêm e que haja uma contrapartida que venha a beneficiar o interesse público.
É preciso criar programas específicos para que nestes locais (campos de futebol), nossos estudantes, subsidiados pela prefeitura, tenham a oportunidade de praticar o esporte, orientados por monitor pago pela administração, de forma que a orientação seja correta e sadia e que ocupe o contra turno escolar de forma digna e salutar.
Todos ganharão com isso. Nossos jovens estarão fora da ociosidade e os patrimônios utilizados estarão mantidos e prontos para receber os jogos dos marmanjos nos domingos.
Afora o futebol, constato que a cidade está crescendo de forma vertiginosa e o que é importante, de maneira planejada. Estes novos loteamentos que se somam aos bairros e que lhes dão uma outra cara, precisam de ginásios cobertos. Imaginem um ginásio poliesportivo no Loteamento Eldorado. Outro na Urussanguinha, no Campo da Aviação.... Por quê não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário