quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sobre o Cruzeiro, a Copa Santiago e a parceria Cruzeiro/CRD

Memória recente:
Linconl Chaves, enquanto colunista do Site Olheiros do Futebol, após o encerramento da XXIV Copa Santiago e do inédito terceiro lugar obtido pelo Cruzeiro/CRD, me fez várias indagações  as quais eu respondi sem ficar sabendo se ele as utilizou em alguma matéria. Para que o assunto não fique perdido e somente sob o meu domínio eu o publíco agora:

(Fevereiro de 2012)
Linconl! Estou te encaminhando as respostas as tuas indagações sobre o Cruzeiro Esporte Clube de Santiago: Att Jorge Costa

Linconl  1 - O senhor comentou que ao longo dos 23 anos de Copa Santiago, a preocupação do Cruzeiro foi organizar o torneio. Contudo, ao longo desses anos, como era formada a equipe? A partir da escolinha do clube? Por meio de peneiras na Cidade? E por que até então o objetivo estava essencialmente na organização do evento?
R- A equipe era formada através de peneiras com atletas da cidade e da região e a orientação era de profissional, funcionário do clube, com apenas conhecimento empírico (ex-jogador do Cruzeiro).
R-O objetivo essencial era organizar a competição em virtude do alcance obtido com a realização das primeiras edições e do surgimento de vários nomes como: Ronaldinho, Danrlei, Carlos Miguel, Caico, Pato, Rafael Sóbis, Argel, Vagner Love e tantos outros que passaram por aqui.
A vinda de chineses, dinamarqueses e de todas as grandes equipes da América Latina, ao longo da competição, confirmaram o acerto desta decisão do Cruzeiro que abriu mão do futebol profissional, ficou só com a sua escolinha (de forma incipiente) e dedicou-se exclusivamente a copa.

Linconl 2 - O que levou o Cruzeiro a, em 2012, optar em firmar essa parceria com a CRD Sports? De quem partiu a procura?
R- A CRD procurou o Cruzeiro porque tinha a necessidade de ter uma sede e estrutura de clube para desenvolver a sua atividade e o Cruzeiro precisava de jogadores de fora para formar um bom elenco para a disputa da Copinha e do gauchão Juvenil. Afora o fato de que os garotos de Santiago não tiveram estrutura suficiente para enfrentar o regime profissional imposto pela CRD (poucas foram as exceções), deu tudo certo e o melhor resultado se viu na 24ª Copa, quando a equipe só não foi para a final pelo detalhe dos penaltis.

Linconl 3 - Qual a resposta que vocês já tiveram da CRD, acerca de uma continuação? A idéia é que a parceria se estenda às categorias sub-15 e sub-20? Ou só sub-17 mesmo?
R- A direção da CRD quer dar continuidade ao trabalho e tocar a parceria em frente. O Cruzeiro também quer, mas o presidente Maninho Durgante vai impor algumas condições e a principal delas é a presença dos garotos das escolinhas nos planos da CRD. A questão do sub 20 é projeto do Joares manco, mas o Cruzeiro ainda não cogitou sobre isso.

Linconl 4 - Desse elenco do Cruzeiro em 2012, algum garoto chamou atenção de outros clubes e foi cotado para mudar de ares? Como funciona no caso de transferência? O Cruzeiro tem direito a alguma porcentagem?
R- O goleiro Guilherme interessa a várias clubes (Grêmio e Inter vão se degladiar por ele). Marcelo Tupan já está em tratativas com o Grêmio, onde o Joares Manco continua com muito bom relacionamento; Maurí, que foi goleador do gauchão e vice artilheiro da copa, interessa ao Grêmio, onde já esteve e foi liberado por ter pouca estatura na época; o volante Otávio, que mesmo se lesionando no meio da competição, também agradou, principalmente o pessoal do Palmeiras.

Linconl 5 - O senhor comentou que o trabalho no clube é muito simples e conta com apoio da comunidade. O que é esse trabalho simples? Digo, de que forma é realizado o trabalho, e o que é o apoio da comunidade?
R- Esse trabalho simples é feito de forma amadora pelos dirigentes, notadamente o presidente com a ajuda do funcionário Jaime Wez e da secretária Kelyn. A escolinha de futebol tem o próprio Wez como treinador. O clube não tem um Centro de treinamento e o apoio da comunidade se dá através sócios que pagam suas mensalidades durante todo o ano para depois assistirem aos jogos da copa. Durante a copa o auxílio vem de todas as maneiras, desde a doação de bois até o trabalho voluntário no estádio.

Linconl 6 - Recebemos uma informação de que essa empresa (a CDS) tem tirado jogadores de alguns clubes do Sul, e que o Manco, um dos dirigentes, já havia sido demitido do Grêmio (onde foi coordenador da base) há um tempo. Vocês têm essa informação (ou algo que justamente se oponha a essa informação)?
R  -A CRD realmente conta com jogadores que já passaram por diversas equipes, mas trata-se de opção dos próprios atletas que vêem na empresa  melhores condições de trabalho. Luan Martins, por exemplo, que estava no Inter de Santa Maria, tinha seus pais, vindos de Cacequi,  trabalhando numa carvoeira, decidiu deixar o Inter, onde não tinha nenhum vínculo e foi se apresentar no Cruzeiro.
R -O Joares Soares Manco trabalhou por quase 15 anos na base do Grêmio e foi o maior responsável pela formação das melhores safras de jogadores do tricolor. Saiu de lá como saem tantos outros. Aliás, agora, está muito freqüente a troca de diretores da base gremista. Acho que em toda a história do clube o Manco foi o que mais durou no cargo. A dança de jogadores aqui na região é muito freqüente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............