quarta-feira, 27 de junho de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular - 27 06

Ainda sobre a Copa AMESC de Futsal
Na segunda feira, depois de publicar no blog, a notícia sobre a VII Copa AMESC de Futsal Categoria Livre e VI Copa na Categoria Sub 17, recebi de um diretor de esportes, um comentário sobre o fato e denotando, também, a estranhesa pela falta de divulgação.
Mas para que não se faça injustiça com o Aloízio Panata, diretor de esportes da AMESC, que é uma pessoa dedicada e preocupada com a sua função, as informações estão sim no site da entidade. É logo na sequência dos dados da Copa de Futsal feminino.
O que acontece é que ali não é o melhor lugar para se divulgar o evento. Aquele espaço é para as questões técnicas, como tabela de jogos, locais, horários, classificação, artilharia e outros dados inerentes a competição.
A divulgação é um outro estágio e é aí que entram os meios de comunicação. Sei que houve um pequeno descuido por quem trata da divulgação das coisas da AMESC, mas também não vamos fazer uma tormenta por causa disso, mas a verdade é que muita gente foi pega de surpresa.
Senão vejamos: Esse diretor esportivo que escreveu seu comentário no blog, não estava sabendo da realização da competição; o pessoal de São João do Sul está convocando hoje os atletas que vão formar as suas seleções. Em Araranguá não ouvi ninguém falar sobre o assunto. No Arroio a manifestação foi ontem. Quer dizer, muito em cima da data de início da competição.
Fica a impressão de que se está fazendo a competição por fazer, que não existe a preocupação com a sua qualidade técnica  e que seus objetivos não estão bem definidos.
Tem muita gente que acha que eu continuo sendo milico e que cobro demais, mas convenhamos, se é para fazer algo, que se faça com o mínimo de cuidado e correção. Fazer por fazer, não pega bem.

Adeus às ilusões

O único pré candidato à prefeito em Araranguá, que deixou antever alguma coisa em relação ao esporte, acenando para seus escudeiros que, se eleito, criaria uma Secretaria Municipal de Esportes, não será mais candidato. Aliás, muita gente já sabia disso, por uma série de circunstâncias que não vem ao caso citar. Eu me considero soldado integrante deste pelotão e há muito já tinha esta convicção. Mas como não é minha área (cala-te boca).
Agora, porém, não dá mais para silenciar. É claro que não me compete aqui estar falando em nomes, mas vocês, meus leitores atentos, sabem sobre quem estou me reportando.
Para o esporte, considero isso uma pena. Vou torcer agora, para que os outros pré candidatos, que ao consolidarem suas candidaturas e começarem a esboçar seus planos de governo, façam como o desistente: Incluam o esporte no seu planejamento e na sua meta de governo. Não será nenhum favor para com o segmento e tenham a certeza de que o número de aficionados pelo esporte no município é bem superior ao que possam imaginar.

Edimilson e Márcio Borges
Já estava por encerrar a edição do esporte e a matéria para a coluna, quando resolvi telefonar para o Darlan Vargas de Matos. O homem que toca o DME neste momento. No DME daqui de Araranguá, em relação a Copa AMESC de Futsal, não é muito diferente dos demais. Os times estão em formação.
Mais uma vez aparece o Edimilson Ararastur, como o carregador do piano. Ele será o diretor da seleção na categoria livre, contando com o concurso do Márcio Borges.
Por esses dois nomes já dá para saber que a coisa está entregue em boas mãos.Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.
Já que falei em DME e Darlan: Amanhã (28) começam os jogos da fase municipal do Moleque Bom de Bola em Araranguá. Tudo vai acontecer no campo do UCCA a partir das 08:30h com 16 equipes das escolas das redes municipal, particular e estadual participando.
Já os JEIA, nome dado aqui em Araranguá para os JESC, começam no dia 3 de julho. Tá em cima do laço, também.
Perguntei ao Darlan se alguém lhe assessora, pelo menos para repassar informações para a imprensa. Seu silêncio me fez entender que, neste aspecto, ele é bolacha....

Mais repercussão sobre o xadrez
Depois de tomar conhecimento do comentário do Luiz Carlos Cardoso, um vereador que diz que vai a reeleição, me ligou afirmando que vai lutar para que a modalidade esportiva seja incluída na grade curricular do município, como acontece em outros municípios, segundo a informação do Luiz Carlos.
Eu me limitei a dizer: Tá bom, mas esperar então! Antes isso do que nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............