quinta-feira, 26 de julho de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular 26 07 -

Entre safra
Com o término dos campeonatos municipais de futebol de campo e com a chegada do inverno, rigoroso em alguns momentos, esta seria a época para estarmos envolvidos com as competições de salão.
Uma das esperanças, nesta entre safra, era a Copa AMESC de Futsal Masculino, mas infelizmente parece que a coisa degringolou e pouco se sabe sobre o seu andamento.
O jeito, aqui em Araranguá, é esperar o começo do municipal e torcer para que dê um bom campeonato para que se tenha alguma opção à noite.
O certame na grama sintética do Arroio vai pegar uma época muito ruim para acontecer e certamente terá público diminuto.
É preciso mudar
Esta na hora de se criar uma entidade que de fato promova o esporte na região. Neste período poderíamos ter uma competição regionalizada envolvendo várias equipes e não apenas as representativas dos municípios, como acontece com a Copa AMESC.
Já que a Liga Araranguense de Futebol, inexiste em termos de promover competições, necessário se faz a criação de uma entidade que faça a sua parte.
Essa proximidade entre os municípios nos facilita a ação, pois diminui custos e favorece um bom controle de tudo.
Vejam o caso de Turvo. O seu campeonato municipal empresarial leva equipes de meninos de Araranguá para jogarem lá e todos estão satisfeitos.
Alguém precisa dizer para a direção da AMESC que, hoje, do jeito que as coisas estão, ela está mais atrapalhando do que ajudando, pois se este campeonato de futsal masculino não estivesse em andamento, outras providências poderiam ser tomadas e outra competição seria organizada.
Neste aspecto parece que o ano está perdido. Vamos pensar no que fazer para o ano que vem. Mas é necessário que se faça alguma coisa, pois do jeito que está: tá brabo de aturar!
O campeonato aberto
O professor Búrigo andou sondando a LAF para ver a possibilidade de fazer o campeonato aberto e associá-lo a Copa Sul dos Campeões. Isto é, os dois classificados na competição participariam da copa do ano que vem. O detalhe é que isto implica numa competição federada e que tem uma despesa bem maior.
 Eu entendo que, se fizéssemos o torneio regional dos campeões, envolvendo campeão e vice de cada município do extremo sul, teríamos um campeonato interessante.
Alguém pode até dizer, mas a AMESC já faz isso. Só que a AMESC faz do seu jeito e do jeito que ela faz já não serve mais. E, ademais, se a competição for independente, estaremos nos afastando da politicália. Quem conhece o histórico da Copa AMESC sabe do que estou falando.
Não sei se a LAF já tem condições legais de promover uma competição e se teria estrutura suficiente para isso, já que o que se sabe é que tem o Nadinho como presidente e que ele vem atuando sozinho, como fazia o seu antecessor, cuidando apenas do quadro de árbitros, coisa que eles sempre trataram como liga de árbitros.
Não sei, também, se o fato da liga estar sub-judice por causa do caso da subvenção, cujo dinheiro até hoje ninguém sabe onde foi parar, teria condições legais de promover uma competição.
Infantil Catarinense
A Casa Lar Irmã Carmen é Araranguá no Campeonato Estadual Infantil, promovido pela FCF.
Domingo os meninos da Casa Lar jogam aqui contra o Marcílio Dias. A presença de um bom público seria um grande incentivo para os garotos conseguirem uma vitória. A equipe ficaria bem na competição, pois empatou fora de casa. O outro compromisso será em Florianópolis contra o Figueirense, no outro domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............