segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular 14 08 -

Os paradoxos que nos tonteiam
Há poucos dias um empresário do ramo imobiliário, meu amigo particular, com o qual troco idéias seguidamente, me chamava a atenção pelo fato dos jornais darem grande destaque para fatos negativos que acontecem na cidade, principalmente os da área policial.
Mesmo sabendo o porque disso ele diz não entender, como na divulgação o mal se sobrepõe ao bem.
Expliquei para ele como a coisa funciona: Nós da imprensa corremos atrás da informação, pois afinal, vivemos disso. E a área que mais registra acontecimentos, infelizmente, é a policial e os próprios órgãos fazem esta divulgação, já que a sociedade precisa ficar informada e ter sua atenção chamada para fatos que podem ser evitados, desde que se tenham conhecimento deles.
Com as coisas do bem, por m,ais estranho que possa parecer, a divulgação já não é bem assim. Muita gente ou entidade fazem coisas boas e não divulgam ou, quando divulgam, o fazem com atraso.
Um órgão de comunicação vivo do factual, pois para o leitor, ouvinte ou telespectador, notícia velha não tem muito valor.
Estou fazendo esta citação para dizer que, no esporte também é assim. Se o jogador agride o juiz ou quebra a perna do adversário, por mais acidental que posa ter sido o lance, o fato se torna notícia e é veiculado rapidamente.
Quando coisas boas acontecem e não são trazidas ao conhecimento dos que lidam ma imprensa, já que eles não podem estar em todos os lugares, nada se divulga ou se divulga com atraso.
Vejam o caso do Projeto “Pé na Bola Cabeça na Escola”. A entrega os kits deste ano e a festa comemorativa dos dois anos do projeto, aconteceram no dia 4/08. Só hoje a informação está nos chegando. Ora, se eu tivesse sabido disso em tempo hábil, teria ido a escola e realizado a cobertura do evento.
É a tal coisa e nesse aspecto, também, a Escola Castro Alves,faz como a administração: “Produz um navio e não divulga uma canoa”.
Eu gosto de escrever sobre coisas boas. Eu gosto de ver os professores de educação física se doando. Gosto de ver a criançada na atividade esportiva, mas mais uma vez vou dizer: “Minha bola de cristal quebrou.”
Vitória da Casa Lar
Por mais que eu tentasse, no domingo não foi possível descobrir o resultado do jogo da Casa Lar Irmã Carmen contra o Joinville, pelo Campeonato Catarinense da Categoria Infantil.
Só hoje, acessando o site da FCF é que fui saber que a Casa Lar venceu o jogo por 2 a 0. Essa é uma notícia boa que já poderia ter sido veiculada na edição de ontem, mas como ninguém atende ao celular e como ninguém se digna a querer informar, aí vem ela com atraso.
O próximo jogo é aqui, no domingo, contra o Marcílio Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............