terça-feira, 12 de março de 2013

Efeito curto



Comentário de Rodrigo La Roque
            
            A punição para a equipe do Corinthians além de ter sido branda, foi curta demais, com o qual durou pouco a justiça dos injustiçados, venceu a justiça  financeira.
As pessoas que doam seu precioso tempo para deter-se a ler essa coluna devem achar que o colunista gosta é de ser polêmico (vende jornal, fato), que aponto muito os fatos ruins do futebol brasileiro, sendo que há muitas coisas boas e corretas a enumerar, sim, não tiro a razão de quem pense assim, mas quero que fique claro que quando aponto as problemáticas, tento colocar as soluções ao lado, pois de fato, identificar o que esta errado é fácil, difícil mesmo é dar solução.
A questão do Corinthians já havia comentado em colunas anteriores, sabia que não iria longe à branda punição imposta à equipe paulista. A força financeira no cenário atual falaria mais alto, e o Corinthians perderia alguns milhões de reais com o ocorrido na Bolívia. Alguém acreditava que os paulistas não conseguiriam reverter o quadro? Respeito, sinceramente, quem pense e haja com essa inocência, juro que gostaria de ter esse mesmo pensamento, mas infelizmente o dia a dia e seu cruel contexto vai minando quaisquer esperança de bom puritano que se tenha.
Fizeram todo aquele rodeiro de um jogo sem torcedores onde o que  conseguiram foi atrair ainda mais os holofotes da imprensa a seu favor, como se isso fora necessário. O esperado e ocorrido desfecho, só vem aumentar a pilha de erros e desvalorização do futebol brasileiro e Sul-Americano. A competição perde seu respeito, normas que não são cumpridas, são facilmente falseadas por liminares de qualquer juiz de direito, mesmo não tendo nada a ver com o caso em questão. Constatação que em nosso continente as coisas seguem não funcionando, mais uma vez, triste realidade.
A vida de um jovem garoto de 14 anos não tem seu valor, se diz isso como se tivesse que valorizar a vida por meio de punições, sim, porque é o único que nós seres impotentes podemos fazer, mas quando isso não ocorre, somos menores ainda. 
Como se fora pouco o não cumprimento da punição para a instituição em questão, nada aconteceu até o momento com os delinqüentes que ocasionaram brutalmente a morte do jovem boliviano. Darei minha percepção desde a distância: Os torcedores da organizada “Gaviões da Fiel” condicionaram um garoto, de menor, a apontar-se como culpado no caso, pois esse estando no Brasil não poderia dirigir-se até a Bolívia para ser julgado pelas leis do país vizinho, pois lá a maior idade é a partir de 16 anos (nada ocorrendo ao garoto), com o qual desmitificaria a imagem dos verdadeiros culpados que lá ainda se encontram detidos. Perguntas sem respostas: Como esse garoto conseguiu retornar da Bolívia sem ninguém  reconhecê-lo? Seria ele mais experto que os veteranos representantes da organizada? Muitas indagações, verdade leitor?
 Sendo um jovem de menor apontado como responsável, fortaleceria a defesa do clube para tentar reverter o caso a seu favor, e com isso não cumprir na totalidade a pena imposta. Pela primeira vez na história acompanhei um advogado de defesa, acusar seu cliente com tanta veemência (uma verdadeira quebra de paradigmas no direito brasileiro), sinceramente, não sou ingênuo. Esse tipo de atitude ofende piamente minha inteligência, e tenho certeza, que a sua também, caro leitor. Não sejamos inocentes, pois enquanto isso siga acontecendo, nós seguiremos sendo o rabo do mundo, carne não comestível, somente em raras exceções. Palavras de um sábio : Sociedade critica, revoluciona, revolucionando, transforma seu contexto (Paulo Freire). Seja você um integrante da transformação. 

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............