Horácio Barioni
Jogos Abertos do Interior
por Edésio Del Santoro
Descendente de italianos, Horácio Baby Barioni foi um dos primeiros cronistas esportivos do Estado de São Paulo. Desde jovem, atuou na promoção de espetáculos desportivos, inclusive de automobilismo e moto náutica.
Aproveitando essa experiência, Baby idealizou a realização de um encontro esportivo de grande alcance. Por iniciativa própria, enviou ofícios a centenas de prefeitos de cidades do interior do Brasil, convidando-os a participar do evento. Nasciam assim, em 1936, os Jogos Abertos do Interior, e a primeira edição da disputa foi realizada na cidade de Monte Alto.
As dificuldades para realizar os jogos eram inúmeras, sendo que as cidades-sede arcavam com toda organização, instalações esportivas, alojamento, alimentação, arbitragem é atendimento médico. A colaboração do Governo Estadual resumia-se ao fornecimento do transporte para as delegações. Baby conseguia os troféus e medalhas para a premiação dos vencedores.
Com o passar dos anos, os jogos ganharam cada vez mais importância, tornando-se uma espécie de olimpíada do interior de São Paulo. Inúmeras cidades investem na garimpagem de novos talentos e na formação de fortes equipes, visando a disputa. Foi nessa competição que surgiu e continuará surgindo grande parte dos principais atletas brasileiros.
Inscrever o nome de Horácio Baby Barioni na nomenclatura oficial dos Jogos Abertos do Interior vai muito além de uma justa homenagem, é nossa contribuição para que a história desportiva de São Paulo e do Brasil não se perca ou fique esquecida.
Sem dúvida, podemos afirmar que Horácio Baby Barioni está para o esporte olímpico paulista como o Barão Pierre de Coubertien está para a comunidade olímpica internacional.
NOTA: Carta publicada no Jornal A Tribuna de Santos em 17/10/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário