quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fator de Opinião

O quê há, afinal, com o futebol amador de Sumaré ?

Diante dos últimos acontecimentos, que envolvem a realização da Copa Sumaré 2014-pH6, é necessário que nos atermos, neste momento, unicamente ao futebol amador de Sumaré. Claro que, o justo seria fazer uma abordagem geral sobre todos os esportes e levantar diversas questões atinentes a sua prática, ou não. O quê está havendo afinal, com o futebol amador de Sumaré ?
Esta é a pergunta que se impõe, porque, já estamos no mês de abril e nada se leu ou se ouviu em relação a realização dos campeonatos que, há poucos meses atrás, a Liga Desportiva Sumarense realizava, passando-os, depois, para uma "Associação Regional", que não vingou.
O que está havendo afinal ? A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo não está dando conta do recado ? São as questões político/partidárias que estão entravando o processo ?
Claro está que, em Sumaré não temos uma imprensa atuante; um jornal ou uma emissora de rádio, que dedique pelo menos, um pouco de atenção para o futebol amador. Mas isso não justifica esse descaso. Não é porque, o futebol amador não tem visibilidade, por não ser divulgado na imprensa,como deveria ser, que o gestor público vai relega-lo ao ostracismo ou esquecimento.
Nada altera o texto claro da Constituição Federal que diz que: "É dever do estado fomentar as praticas esportivas e direito do cidadão pratica-las."
Essa mistura que se dá, e não é privilégio só de Sumaré, entre esporte e política, sempre será prejudicial ao esporte. O ideal seria que cada modalidade, ou grupo delas, tivesse a sua liga correspondente, em atividade e que cada uma delas tivesse no Ente Público, o subsídio suficiente para a sua manutenção e para a promoção de suas competições correspondentes.
Infelizmente não é assim que acontece. Não só o futebol, mas o desporto comunitário, de uma maneira geral, estão atrelados as prefeituras municipais, as coordenadorias, sub secretarias, secretarias, ou seja lá, o órgão que o prefeito designa para gerir o esporte.
No caso em tela, a Copa Sumaré 2014-pH6, idealizada, planejada e prestes a ser desenvolvida por um grupo de abnegados, não é nada mais, nada menos, do que um esforço deste grupo de desportistas, para que o futebol amador de Sumaré não caia definitivamente no ostracismo. Esses desportistas estão impedindo que um interregno de tempo venha prejudicar  o bom nome deste  desporto e comprometer o seu futuro.
Li com atenção, no faceboock, as manifestações de pessoas interessadas pelo tema. Os políticos precisam ler isso, também, e prestar a atenção no recado dos desportistas que, afinal de contas, são  eleitores, em potencial.
Não concordo com a manifestação dos promotores do evento, que agradecem a sessão dos campos de futebol, por parte da Secretaria de Esportes. Este órgão não está fazendo nada mais do que sua obrigação. Aliás, deveria partir dele a realização desta e das demais competições, necessárias na cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............