sexta-feira, 10 de junho de 2011

Técnico do Brasil acredita em recuperação no sub 17

Cássio confia na evolução do Depto Amador Xavante

Novo técnico da gurizada rubro-negra garante que é possível 'resgatar a história das categorias de base de um clube que foi Campeão Gaúcho'
A falta de resultados positivos nas últimas partidas do time Sub-17 Xavante não abalaram a confiança de Cássio Ferrari. Desde que assumiu o comando da gurizada rubro-negra, no início desta segunda fase da Copa FGF, o novo técnico sofreu duas derrotas (Brasil 0 x 3 Cruzeiro de Santiago e Aimoré 2 x 1 Brasil) e conquistou apenas um empate em 0 a 0 com o São Paulo, em Rio Grande, na última rodada. Mesmo assim, o ex-camisa um do Brasil, que era preparador de goleiros da equipe profissional até poucos meses atrás e agora está estreando em uma nova função, acredita que o trabalho no Depto Amador da Baixada está cada vez melhor.
Imagem01 Cássio Ferrari assumiu das categorias de base há duas semanas. Foto: Carlos Insaurriaga
- Os resultados demoram um pouco para aparecer. É um processo a longo prazo, onde é preciso ter calma, ter cautela. E é preciso, também, que os meninos conheçam o que é jogar no Brasil. O importante é que nós estamos passando por um processo muito grande de reestruturação do departamento amador. No sentido de resgatar a história das categorias de base de um clube que já foi, inclusive, Campeão Gaúcho com os juniores. Claro que tem muita coisa para fazer, muita coisa para melhorar, muita coisa para organizar a nível de estrutura e de metodologia de trabalho. Mas, aos poucos, nós estamos evoluindo.
E Cássio fala com propriedade. Afinal, ele foi formado nas categorias de base do Xavante, em 1987, e depois se tornou o segundo maior goleiro da história do GE Brasil, vestindo a camisa vermelha e preta em nada menos do que 316 partidas (fica atrás apenas de Gióvio, que fez 401 jogos). Com toda essa vivência no futebol – e, especialmente, no Bento Freitas, mais a graduação em Educação Física, o comandante da garotada rubro-negra tem a noção exata de como deve agir para que surjam novos craques na Baixada.
- Nós estamos lidando com garotos de 16, 17 anos, que vêm sem base nenhuma, sem cultura tática. Muitas vezes com dificuldade de alimentação, de transporte, enfim, sem nunca ter passado por um departamento amador que trabalhasse com um regime profissional, como nós estamos fazendo aqui no Brasil. Então, aos poucos, a gente vai fazendo eles se adaptarem a esse nosso ritmo. Só que leva tempo, os resultados demoram, mas, quando aparecem, são extremamente compensadores.

PRELIMINAR NO SÁBADO

 Sub-17 do Brasil enfrenta o São Paulo, neste sábado, em busca da primeira vitória nesta segunda fasa da Copa FGF. Foto: Carlos Insaurriaga
Mesmo vislumbrando projeções animadoras, Cássio sabe que não pode se descuidar do presente, ainda mais se tratando do próximo jogo do Sub-17 Xavante, que terá um caráter especial. A partida contra o São Paulo, marcada para as 18h deste sábado, vai ser preliminar da decisão entre Brasil e União Frederiquense, que concorrem diretamente por uma vaga na fase final da Segundona Gaúcha, e vão entrar em disputa no estádio Bento Freitas às 20h30.
Para enfrentar a equipe de Rio Grande, na abertura do returno desta segunda fase da Copa FGF, o Brasil deve ir a campo com Andrei; Ismael, Richard, Lucas e Samuel; Willian, Cauê, Ânderson e Marco Jr; Miguel e Jean. Lembrando que o ingresso para o jogo principal também dá acesso ao duelo dos juvenis. Por isso, não custa nada o torcedor chegar mais cedo e fazer o ‘aquece’ nas arquibancadas, incentivando a gurizada rubro-negra.
(Matéria publicada no Site do Brasil de Pelotas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............