sábado, 23 de julho de 2011

O esporte para as crianças

Está muito bom, mas ainda é preciso avançar mais

A cada dia que passa me convenço, cada vez mais, de que não existe outra fórmula de salvarmos nossas crianças dos vícios e do descaminho, que não seja colocando-as nas práticas esportivas. O que vivenciamos na tarde deste sábado no ginásio municipal foi algo extraordinário. Era apenas um jogo entre meninos. Os daqui contra os de  Unistalda nas preliminares e os daqui contra os de Uruguaiana no jogo principal. Só que foi mais do que um jogo e talvez eu tenha ficado tão impressionado por não ter tido a oportunidade de assistir aos outros jogos que já aconteceram. Mas a verdade é que o hoje, para mim a coisa foi tocante e olha que eu estou bastante rodado.
Lembro de que, quando cheguei em Santiago o ginásio ainda não existia; lá estavam apenas os seus alicerces; depois veio a obra que por muitos e muitos anos parecia um elefante branco, pois raramente era usado para a sua atividade fim.
Hoje as coisas mudaram e como mudaram. Temos uma infinidade de crianças praticando esporte. Pena que ainda estejamos apenas com futsal e futebol de campo; engatinhando no tênis; praticando capoeira e patinação. O leque precisava ser bem maior; nós precisavamos ter a prática do atletismo, da natação e tantas outras modalidades. Precisamos massificar a prática esportiva e sei que este é o pensamento do prefeito Júlio Ruivo, que tanto apoio dá para a gestão esportiva do município.
E é acompanhando esses jogos dos certames municipais que mais me convenço de que nossas crianças  e adolescentes que aí estão, são sedentos pela prática esportiva. Então vamos dar a eles mais oportunidades; vamos criar mais competições locais e regionais. Quanto mais jogos, mais praticantes teremos. Vamos investir em material humano, já que equipamentos temos em bom número.
Para fechar esse meu breve comentário, estou postando uma foto que fiz no ginásio e que, certamente, vai tocar a você como me tocou. A família de um menino, que lá estava jogando, compareceu em massa para assistí-lo e prestigiá-lo. Avós maternos, avós paternos, pais e tio. Imagino a alegria deste menino!

Um comentário:

  1. bom dia senhor jorge costa,muito emocionante sua postagem e seu comentario,quero agradecer por tudo isso que o senhor esta fazendo por santiago e meninos fabulosos que sempre estão fazendo o melhor e dando o maximo a cada treino e jogo como gente grande,muito obrigado meu nome é anderson vieira pai do atleta henrique garcia vieira-fixo do bpf sub 11 e essa foto é da nossa família unida pelo esporte e para uma criança hiluminada que o henrique ,parabens e felicidades ao senhor!

    ResponderExcluir

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............