quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Santiago - Capital do Futebol Juvenil

O momento é de reconhecimento

Dentre as oito equipes primeiras classificadas para a fase mata mata do Campeonato Gaúcho Juvenil 2011 está a equipe do Cruzeiro de Santiago. Aliás, é a única equipe classificada pertencente a uma cidade onde não se pratica o futebol profissional. Já fazem décadas que o Cruzeiro abdicou do profissionalismo e dedica-se com exclusividade as categorias de base.
Hoje o estrelado santiaguense disputa, além do estadual juvenil, as categorias sub 13 e sub 15 da Suligafi, onde está classificada para a segunda etapa da competição.
Claro está que, alguém, desavisado e sem o devido conhecimento dos fatos, poderá questionar: Mas que milagre é este ? Pois não existe milagre nenhum, trata-se apenas de cumprimento de vocação. O Cruzeiro nada mais faz do que voltar as suas origens, já que Romeu Goulart Jaques, seu criador, sempre se dedicou as divisões de base. Fazer os meninos de sua cidade jogar futebol no campo do açude e depois no Alceu Carvalho, era a sua vocação.
Seu espírito e sua luta pela manutenção da prática esportiva (futebol) para os garotos era tanta que, seus seguidores, e aí destaca-se o hoje Deputado Estadual José Francisco Gorski, estão praticamente imortalizando seus feitos com a realização consagrada da Copa Santiago de Futebol Juvenil, cujo perfil já deveria ter consagrado o Município como a Capital Internacional do Futebol Juvenil.
Santiago é uma cidade que possui uma população de em torno de 50 mil habitantes, está situada na Fronteira Oeste e, portanto, distante dos grandes centros. O clube pena muito para levar suas delegações para competições em outros municípios e os adversários reclamam quando tem que viajar grandes distâncias para vir jogar em Santiago, mas assim é o futebol.
O Cruzeiro empreendeu com a CRD Sports, empresa de Carlos Miguel, Rogério e Dinho, gerenciada pelo Joares Manco, uma tarefa grandiosa e com grandes ambições. Fruto de muito trabalho, sacrifício e abnegação de todos, principalmente dos seus jovens atletas, está chegando ao objetivo colimado. Mas o principal objetivo mesmo é preparar o grupo para a disputa da XXIV Edição da Copa Santiago.
Até aqui o Cruzeiro tem promovido a festa para os de fora, pois nunca teve uma equipe competitiva para a disputa. O retrospecto da participação deste grupo e o trabalho realizado por Jeferson Magno, o Capitão, técnico da equipe, apontam para algo diferente na próxima copa.
Posto isto, está mais do que na hora da populãção de Santiago e região, acordar para este fato. O que está acontecendo no gramado precisa, mais do que nunca, do reconhecimento da arquibancada.

Um comentário:

  1. Que belo texto, cada dia sou mais fã deste blog, é bem isto que está acontecendo, falta realmente o reconhecimento do esforço que fazem estes atletas diáriamente, a maioria destes jovens estão longe dos pais, de seus lares, de seus amigos, suando a camisa do Cruzeiro tanto nos treinamentos e ainda mais nos jogos. Mas acredito que a partir desta fase a população vai comparecer e torcer. Parabenizo a comissão técnica e jogadores pelas atuações e pela classificação. Pelotas é longe mas para esta equipe ficará tão perto.

    ResponderExcluir

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............