terça-feira, 3 de abril de 2012

Arilton Costa deixa o DME e faz balanço de sua gestão

Diretor do DME pede exoneração visando às eleições de outubro
A exemplo do que já fizera em 2008, o diretor do DME, Arilton de Souza Costa, pediu a sua exoneração do cargo para habilitar-se a uma candidatura como vereador.
Depois de exercer a função de gerente de uma indústria de calçados, por mais de 25 anos ( Águia Calçados), Arilton , que já era bastante conhecido nos meios esportivos, por liderar a equipe do Operária do Bairro Jardim Cibele, enveredou para a política, filiando-se ao PP. Ele diz que o convite partiu do, hoje falecido, Gerci Pasqualli e que na sua primeira candidatura somou 270 votos.
Seu desempenho como candidato foi fundamental para que a administração de Mariano Mazzuco o convidasse para assumir a direção do Departamento Municipal de Esportes. Em sua segunda tentativa de eleição, foram 578 votos.
Ao assumir o DME, em 2005, Arilton Costa afirma que encontrou uma situação nada propícia para o desenvolvimento das atividades esportivas no município. “O único ginásio do município era ocupado por um casal que se apossara daquele espaço público; o campeonato municipal de futebol era dominado por atletas de fora e futsal, nem se fala”, diz.
O ex- diretor salienta que havia um clamor por parte de dirigentes de clubes para que se fizesse uma competição que valorizasse os atletas locais e que esta, também, era a idéia do prefeito Mazzuco. “Aos poucos a competição municipal, com atletas só de Araranguá, ganhou corpo e resultou no que está aí hoje: “São quarenta equipes participando de uma competição, em três categorias.” Comenta Arilton.
Como não havia estrutura definida para a realização de jogos, excetuando-se o aproveitamento de alguns campos da periferia e que pertencem aos clubes, o DME optou por revitalizar o Estádio do UCCA, num convênio com a direção daquela tradicional entidade. Segundo Arilton a decisão deu certo e até hoje ainda são realizados jogos lá.
“Mas o DME não se resume só em futebol”, diz Arilton. Nós desenvolvemos atividades em vários setores. Modalidades como vôlei,tênis de mesa, xadrez, handebol,futsal, basquete e karatê, tem técnicos contratados e que se dedicam a iniciação de jovens atletas. “A atividade exercida pelos alunos é gratuita e a intenção é oferecer oportunidade de praticar esporte e se envolver em uma coisa sadia, no contra turno escolar.” Destaca.
No esporte de rendimento Araranguá tem se destacado nas competições regionais, como o Campeonato de Futebol da AMESC, onde é multi- campeão. Afora isso o DME apóia a participação de diversas equipes, independente da modalidade, como é o caso da bocha, onde os atletas e dirigentes recebem do departamento todo o apoio logístico para atuar nas competições regionais.
Arilton Costa destaca ainda que, o DME não tinha um local adequado para realizar competição de futebol sete na época de verão e por isso foi construído uma praça de esportes no Morro dos Conventos, onde hoje acontece a melhor e mais badalada competição da categoria na região.
O ex-diretor do DME afirma que está deixando uma estrutura física adequada para as próximas competições, como: O ginásio Bolha, completamente remodelado ( reinauguração acontece este mês); uma praça de esportes na localidade de Ilhas e a designação de uma área para a construção do complexo esportivo, junto ao antigo Campo da Aviação.
Dentre as competições realizadas em sua gestão, Arilton destaca ainda, os campeonatos municipais de futsal, futebol sete, campeonatos de escolinhas, os eventos da temporada de verão e a prática de ginástica aeróbica, yoga, voleibol, recreação, arrancada de motos e fuscas, tudo à beira mar. Houve a participação no campeonato estadual de futsal feminino sub 12, sub 15 e livre e participação no Campeonato Catarinense de Karatê, com três atletas convocados esse ano para seleção catarinense que disputará o brasileiro.

Projetando o futuro

Arilton Costa diz que não descarta a possibilidade de retornar ao DME, mas que agora o seu foco é a pré candidatura a vereador e o trabalho que precisa exercer na campanha, já que é vice presidente do seu partido, o PP.
“Se o PP permanecer no Passo Municipal, ou se a coligação que for formada com o partido vencer, pretende-se criar uma secretaria específica para o esporte. Assim teremos melhores condições de trabalho e muito mais poderemos fazer pelo segmento”, finaliza Arilton Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............