A valorização do JESC
Os Jogos Escolares de Santa Catarina, a exemplo de OLESC, JASC, Joguinhos e tantas outras competições que o estado realiza, já serviram de referência para todo o país.
Quem mora fora daqui e lê na Internet matérias sobre estas competições, tem a impressão de que tudo continua como antes. Que se trata de competições valorizadas e que cumprem com suas finalidades. Eu entendo que muita coisa mudou e, infelizmente, para pior.
A primeira razão para afirmar isto eu encontro no semblante, na manifestação e na atitude do professor de educação física. Hoje ele está desestimulado e deixa transparecer isto.
Eu tenho ouvido vários relatos que atestam este desestímulo por parte dos profissionais que são os responsáveis pela montagem e orientação das equipes para estas competições. Muitos chegam a dizer que não é mais interessante participar.
A segunda razão está na atitude dos jovens atletas. Eles não tem a mesma vibração que tinham aqueles que participaram em competições anteriores. Isto pode se atribuir ao modernismo e a essa gama de inovações tecnológicas que estão aí a disposição e a nortear a cabeça de nossos jovens de hoje.
A terceira talvez esteja na organização. Vejam o caso da fase municipal do JESC que está em andamento aqui em Araranguá. Você, por acaso, sabia que os jogos estão acontecendo? Certamente não! Pois não existe divulgação.
A fase municipal do futsal masculino está acontecendo no Ginásio de Esportes da AABB e os jogos se encerram no final da tarde de hoje.
Os jogos da categoria futsal feminino acontecem segunda feira (30), no Ginásio Padre Ézio Julli.
Treinos no “Bolha”
A informação veiculada aqui no Enfoque Esportivo, numa das edições da semana passada, teve como fonte o diretor exonerado do DME, Arilton Costa. Ontem fui ao departamento, na Casa da Cultura para conferir se de fato isto já estava acontecendo ou que viesse acontecer no dia de hoje.
Ninguém soube me responder, até porque o Darlan se encontrava no Ginásio da AABB, onde estão acontecendo os jogos de futsal do JESC.
Por dedução, contrariando a informação passada pelo ex diretor, entendo que o município vai continuar pagando aluguel de quadras, como está fazendo para esta etapa do JESC e fará para o treinamento de algumas equipes, só para satisfazer algumas vaidades.
Ora, se o ginásio está pronto, se sua parte interna já apresenta condições de uso, por que esta frescura de reinauguração?
Mas mesmo que se queira fazer uma solenidade, que se faça depois de concluídas as obras do entorno do ginásio.
Sei que o Arilton está chateado com isto e que está tentando retornar ao DME e ficar mais este tempo que ainda lhe faculta a legislação. Quem sabe, com sua volta, ele não reverta este quadro. Aliás, não é só isso. Tem muita coisa por fazer. Tá na hora de parar de se pensar faraonicamente e dar um jeito de fazer campos de futebol e montar outras espécies de equipamentos na periferia da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário