segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular 20 11 -

Bom começo
Em termos de esportes, começa bem a administração Sandro Maciel/Rodrigo Turatti.
A escolha do nome do Luciano Pires foi acertadssima. Aliás, eu tenho que tirar o chapéu para o Kila, que o indicou e me penitenciar perante o Luciano, pois num comentário anterior eu havia me manifestado como, não vendo ninguém no momento, em condições de assumir o papel que o Luciano vai assumir. Eu estava me esquecendo deste nome que reúne todas as condições. Primeiro pelo seu conhecimento empírico e sua formação como cidadão, moldado nas agruras da vida. Segundo pelo seu espírito desportivo, forjado ao longo de uma brilhante carreira envergando as jaquetas das mais diversas equipes do nosso futebol amador e com destaque nos jogos dos campeonatos da LARM. E em terceiro lugar, pela sua formação acadêmica, como bacharel de educação física.
O prefeito Sandro Maciel está marcando o primeiro gol nesta sua jornada.
A preparação do caminho
Consta que a nova administração pretende reativar a Fundação Municipal de Esportes e que uma das missões do novo diretor de esportes seria preparar o caminho para que isso aconteça.
Quando conversei com o vereador Chico Merêncio ele me confidenciou que, realmente, esta é a intenção do prefeito Sandro, aconselhado por ele e tantos outros desportistas, onde seu inclui o hoje vereador eleito, Aquiles Ghellere, o Kila.
Entendo que a reativação da  fundação seria importante, se consideramos que em Criciúma a fundação vem dando resultado. Mas como Criciúma não nos serve como parâmetro, aconselharia um pouco mais de cautela neste momento. Quem sabe, o modelo de política administrativa adotada na condução do esporte em Morro Grande, poderia ser o melhor.
Por mais que o Chico Merêncio tenha enxugado bastante, no seu ante projeto, a lei da Fundação Municipal de Esportes, ainda acredito que ela poderá ser um cabide de empregos e não alcançar os seus objetivos.
Sou mais favorável a criação do Conselho Municipal de Desportos, para que a política administrativa do desporto tenha um norte. Que se crie uma sólida estrutura para o gerenciamento do segmento e que se comece, paulatinamente, a construir os equipamentos necessários para as práticas esportivas.
Se promovermos um diagnóstico do que está aí, veremos que muita coisa poderá ser aproveitada. Em relação a grandes obras é preciso se pensar e agir com cautela. O mais importante é massificar as práticas esportivas e ter o verdadeiro discernimento entre o esporte formação, o esporte participação e o esporte de rendimento.
Que a administração municipal faça a sua parte, sempre colimando o que diz a Carta Magna e deixe para outros segmentos da sociedade fazer o resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............