domingo, 4 de novembro de 2012

Inter é campeão invicto do Estadual Juvenil

Título gaúcho foi obtido antecipadamente com a conquista do returno
Em final empolgante disputada contra o Juventude nesta sexta-feira (02/11), com o CT de Alvorada recebendo bom público, o Inter sagrou-se campeão estadual de juvenis de forma invicta – foram 17 vitórias e 4 empates obtidos em 21 jogos.
Após empate em 1 a 1 no tempo normal, a partida foi decidida nos pênaltis, quando brilhou a estrela do goleiro Wellington, que, defendendo três penalidades, garantiu a vitória colorada. O jogo foi válido pela final da Taça Farroupilha (1º turno) e o vencedor enfrentaria o campeão da Taça Piratini (2º turno). Porém, como o Colorado também venceu o primeiro turno, foi automaticamente declarado campeão gaúcho de 2012.
Equipe juvenil treinada por Clemer conquistou o título do campeonato gaúcho de forma invicta (Fotos: Guilherme Araujo/TXT Assessoria)
Juventude fechado
Com a proposta bem clara de barrar o ataque colorado, o Juventude jogou fechado do início ao fim da partida e, quando recuperava a bola, saía em velocidade tentando encaixar o contra-golpe. Bem postado com três volantes à frente da defesa e com os atacantes marcando os laterais do Inter até a metade do campo, o time da Serra pretendia derrubar os 100% de aproveitamento do time colorado no segundo turno.
Inter pressiona, mas larga atrás
Apesar das dificuldades impostas pelo Juventude, aos poucos o Inter foi tomando conta da partida e envolvendo o adversário com bom toque de bola. O primeiro lance de perigo ocorreu aos 26 minutos, quando Alisson Farias fez boa jogada pela esquerda e centrou a bola para a entrada da área, onde Lucas Marques chegou chutando forte, porém, por cima. Um minuto depois foi a vez de Lucas fazer o papel de garçom, deixando Andrigo em boa posição para o arremate, que acabou saindo fraco.
O Inter insistia e Andrigo encontrava algum espaço pela direita. Mas o lance mais bonito do primeiro tempo teve a assinatura do lateral Willian. O camisa 2 recebeu a bola na linha de fundo e, como estava bem marcado, resolveu improvisar. Aplicou um drible de chaleira que fez a bola passar por cima do marcador, lembrando um certo camisa nove que veste o mesmo manto vermelho: Leandro Damião. Antes de terminar a primeiro tempo, o Inter ainda quase chegou ao gol. Andrigo fez grande jogada individual, enfileirando três adversários com dribles rápidos antes de cruzar para Bruno, que acabou desperdiçando a chance.
Garotada comemora mais um título para o Celeiro de Ases
A etapa complementar começou eletrizante, com o time colorado criando oportunidades em sequencia. Logo no primeiro minuto, Alisson já aparecia livre dentro a grande área finalizando ao lado do gol. O Inter tentava de todas as maneiras: chutes de fora da área, cruzamentos, tabelas. Porém, a defesa do Papo se mostrava afinada e sempre conseguia afastar no último momento.

Foi então que, no primeiro lance de perigo por parte do Juventude, o gol acabou saindo. Aos 13 minutos jogados com o atacante Bruno completando boa jogada tramada pela esquerda: 1 a 0 para o time de Caxias do Sul.
Mas o Inter não se abalou e saiu em busca do gol de empate, sem se desesperar. E foi recompensado. Aos 23 minutos, Alex partiu da intermediária com a bola dominada em direção ao gol, tocou para Fernando Baiano, que devolveu de primeira com um belo toque de letra, deixando o primeiro em boa posição para o arremate. Alex não titubeou. Chutou forte, de direita, no canto do goleiro e empatou a final.
O meia quase virou o placar aos 32, em lance muito parecido ao do gol. Porém, desta vez, o goleiro Vinicius, do Juventude, fez boa defesa. O jogo se encaminhava mesmo para a decisão por pênaltis.
Estrela de Wellington
Fechados os 80 minutos de partida, chegava a hora do sufoco para o torcedor cardíaco: a disputa de penalidades máximas. Mas não havia o que temer, a camisa de número 1 do Inter estava muito bem representada. Com três defesas esplendorosas, Wellington assombrou os cobradores do time verde e, após Alisson, Alex e Andrigo converterem as penalidades, o Inter pôde comemorar o título invicto.
Título estadual antecipado mostra a qualidade do trabalho realizado nas categorias de base
Campanha impecável
Merecedora, a equipe colorada fez por valer a conquista. Nos 21 jogos disputados no Estadual, somando Taça Piratini e Farroupilha, foram 17 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota, o que deixou o Inter com melhor defesa (18 gols) e o melhor ataque do torneio (59 gols). Até chegar à final, a equipe havia vencido todos os jogos do segundo turno, o que também comprova a superioridade colorada na competição. Há pouco mais de um ano meio à frente do comando técnico da equipe juvenil, Clemer obteve o seu quinto título – foi duas vezes campeão da Copa Federação Gaúcha Sub-17 (2011 e 2012), campeão da Copa Santiago (2012), da Copa Brasil Sub-17 (2012) e agora do Gauchão.
Números do Inter no Gauchão 2012
21 jogos
17 vitórias
4 empates
59 gols marcados
18 gols sofridos
 Confira o time escalado por Clemer na final frente ao Juventude: Wellington; Willian, Leonardo, Eduardo e Matheus Oliveira (Yan Petter); João Afonso (Alex), Lucas Marques (Harrison), Fernando Baiano, Alisson Farias e Andrigo; Bruno Baio (Carlos Henrique).
 Galeria de fotos:( Guilherme Araújo - Ascom Inter)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............