terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular - 26 12

Que venha 2013!
Guardemos as coisas boas que aconteceram no nosso esporte em 2012 e esqueçamos as más e o que deixou de acontecer. É chegado o momento de novos desafios e de se viver um tempo novo, com novas idéias e outras perspectivas. O que passou, passou.
A partir de agora, sob a batuta do Luciano Pires, e nós precisamos acreditar nele e cobrar dele, começa a busca do tempo e do espaço perdido. Sei que no início não será fácil, até por que, ele começa praticamente sozinho, sem estrutura, mas com rumo já delineado.
Em nossa primeira conversa Luciano, como bacharel em educação física que é, deixou bem claro que seu trabalho será direcionado para o esporte formação e participação e que o esporte de rendimento terá um outro tratamento. Ele pretende massificar as práticas esportivas nas faixas etárias mais baixas, atingindo as crianças e os jovens, justamente na sua fase de formação, contando com a estrutura e a clientela da rede escolar municipal. Considero um passo importante, pois se começar por aí, logo terá condições de fazer com que estas e outras crianças e jovens já comecem a participar de competições organizadas, preparando a base de equipes que possam a vir se formar.
Quanto ao esporte de rendimento, além de não querer desfazer o que está feito, que são as competições já institucionalizadas e em andamento no município, Luciano pretende buscar uma maneira de racionalizar  os feitos.
Plano de metas
Considero importante que a nova direção do DME estabeleça um cronograma de trabalho emergencial e que o coloque em prática gradativamente. Mas é preciso que se estabeleça um plano de metas. Organizar e estabelecer uma estrutura administrativa para o próprio departamento deve ser o primeiro ponto e tudo deve se iniciar pelo Ginásio Bolha, em cuja área pode ser estabelecido o QG do DME. O ginásio precisa ser administrado, alguém precisa ser o responsável e ter sob seu controle uma equipe responsável pela sua manutenção.
Pela gama de atividades que aquele próprio municipal tem condições de abrigar durante o ano, satisfazendo a programação oficial do departamento, absorvendo outras  promoções da iniciativa privada, acolhendo as escolinhas, ainda assim haverá tempo e espaço suficientes para que se faça locação da quadra e daí tirar parte de seu sustento. Se hoje a lei diz que não se pode locar a quadra, pois que se mude a lei. O espaço destinado ao bar também precisa ser explorado. Mas claro que tudo isso precisa de detalhamento, de conhecimento da legislação e se preciso de sua adequação. O prefeito Sandro Maciel vai governar com absoluta maioria na câmara de vereadores e isso vai facilitar as coisas. Mas é preciso iniciativa. É preciso ousar e saber onde se quer chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............