quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Copa Santiago - Memória recente

Maurides: força para a camisa 9
 Henrique Munhos - 29/03/2012 (Site Olheiros)
Que o Internacional tem se especializado na revelação de grandes jogadores nos últimos anos, não é surpresa para ninguém. Assim foi com Daniel Carvalho, Rafael Sóbis, Nilmar, Alexandre Pato, Sandro, Walter, entre outros. O nome da vez é Leandro Damião, goleador colorado e titular da Seleção Brasileira. E depois dele, quem virá? A aposta no clube cai sobre os ombros de Maurides, jogador de 18 anos. Atacante de força física e ótimo na bola aérea, o jovem ganhou destaque com o título e a artilharia da última Copa Santiago.
Na esteira da família
Maurides Roque Junior nasceu na cidade de Colômbia, interior de São Paulo. O jovem é o caçula de uma família de três irmãos, todos jogadores de futebol. O mais velho é Maicon, zagueiro que começou no Cruzeiro e hoje defende o Porto. Muller, também zagueiro de 21 anos, defende o time sub-23 do Internacional. O mais novo da família também tem porte físico para atuar na defesa, muito forte e com 1,87m de altura. Entretanto, Maurides decidiu atuar como centroavante, ao que parece, fez a escolha certa.
O começo de sua carreira foi no América, de São José do Rio Preto. No Campeonato Paulista Sub-15, em 2009, o jogador fez 17 gols e ficou na terceira posição na tabela de artilheiros, atrás apenas das também revelações Ademilson e Victor Hugo, de São Paulo e Santos, respectivamente. O desempenho na equipe do interior de São Paulo chamou a atenção do Internacional, que logo o contratou.
A carreira do jogador no colorado foi evoluindo pouco a pouco. Após um ano no clube, veio o grande momento do atleta, com a conquista da Copa Santiago. Logo na estreia na competição, goleada de 7 a 0 contra o Nacional-URU. Maurides começou bem e já deixou sua marca. Na segunda partida, o centroavante foi às redes duas vezes na goleada de 4 a 1 sobre o Argentinos Juniors. Em uma espécie de “progressão aritmética”, o jogador marcou três vezes no duelo seguinte, vitória sobre o Santos por 3 a 2.
Maurides voltou a anotar dois tentos no empate em 2 a 2 contra a Universidad de Chile. As derrotas para Grêmio e Coritiba não tiraram a liderança da primeira fase dos gaúchos, que voltaram a enfrentar o Nacional-URU nas quartas de final e venceram por 3 a 0. Assim como no primeiro confronto contra os uruguaios, Maurides anotou um gol.
Nas semifinais, vitória nos pênaltis sobre o Cruzeiro de Santiago. Já na grande final, vitória sobre o Palmeiras por 3 a 1 e a grande campanha do clube foi coroada com título. Maurides foi novamente às redes na decisão e terminou o torneio com 11 gols, sendo o primeiro jogador a atingir dois dígitos na história competição.
Muita força
Maurides demonstra saber utilizar muito bem o porte físico e a altura que dispõe. Além disso, tem um chute muito forte na perna esquerda, que faz lembrar um pouco o modo como Adriano atuava em seus bons momentos. As suas características foram bem descritas por
Odair Hellmann, auxiliar-técnico de Clemer e que trabalhou dois anos com o jogador no Colorado.
“O Maurides é um jogador que cresceu muito no último ano aqui no Inter. Ótimo no cabeceio e com um chute muito forte com a perna esquerda, ele precisa ainda evoluir na finalização com o pé direito e quando atua como pivô entre os zagueiros. Sabemos que ele é um jogador de grande potencial e com grande projeção dentro do clube”, declarou.
Com as especulações cada vez mais fortes sobre a saída de Leandro Damião, além da própria política interna do clube, que é a de vender seus principais destaques para seguir com o caixa positivo e ter condições de contratar outros jogadores, o Internacional irá necessitar de um novo centroavante. Maurides está chegando literalmente com força para ganhar esse espaço.
Ficha Técnica
Nome: Maurides Roque Junior
Data de nascimento: 10 de março de 1994
Local de nascimento: Colômbia, São Paulo
Clubes: América-SP e Internacional
Seleções de base: nenhuma



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............