domingo, 17 de março de 2013

Comentário de Rodrigo La Roque



Grêmio e seu negócio da China

Como sempre acontece, diretores de futebol administrando para meia dúzia de torcedores doentes e passionais. Mas também não deixam de administrar para elevar seu próprio ego.
Todos esses fatores aconteceram na decisão do Grêmio em fazer um estádio novo. Bom, lindo estádio, inegável, mas suas conseqüências são inúmeras e cruéis, muito cruéis, e paulatinamente começam a vir a público esses problemas, que trazem ao clube uma bola de neve financeira. Um dos mais graves problemas é sobre a migração dos associados mais antigos, ou seja, aqueles que têm entrada gratuita ao estádio por toda a vida. Para manter esses sócios, algo que não pode ser revertido, além de graves multas, desacreditaria o quadro social, algo que se deve cuidar muito, pois esses são fiéis e colaboram com o clube de maneira fixa, não sendo notórios em arrecadações voláteis.
A instituição  tem um enorme desafio, pois além do fato de que a Arena Grêmio será controlada pela AOS (empreiteira baiana) por 20 anos, prazo conhecido desde a criação da planta do novo estádio, agora que o clube tem que pagar em torno de R$41milhões anuais para manter seu sócio tendo acesso livre ao estádio é pesado demais, imagine você quanto o Grêmio irá gastar ao decorrer de 20 anos?  Fontes do clube marcam que o Grêmio já teria uma divida acumulada no ano de mais de R$13 milhões de reais. Não quero imaginar o que a instituição deverá ter  em dezembro deste ano. O valor gasto pelo Grêmio pagando aluguel de seu suposto estádio, bom, porque é suposto mesmo, quase alcança à cota de TV correspondente a competição nacional, é muito dinheiro. Se o clube pagar a AOS e a gestora do estádio Arena Porto-Alegrense, existe uma gestora, pois literalmente não é clube quem cuida dos assuntos do estabelecimento, não terá dinheiro para cobrir a folha salarial, que hoje é maior que a do arqui rival Internacional.
 Esse sim é um negócio da China, com o qual ofendo os chineses que hoje são a segunda maior economia do planeta, ou seja, não são ruins de negócios.
Se o Grêmio não chegar às finais da Taça Libertadores da América a instituição abrirá um dos maiores rombos financeiros de sua história. Que não venha Fábio Koff transferir responsabilidades, pois ele sabia muito bem como era a negociação com a empreiteira AOS, já que é conselheiro do clube e o projeto, obviamente, passou antes de tudo pelo conselho deliberativo.
 Uma série de erros, trazido a tona por homens que colocam diante do interesse de um clube histórico e com milhões de torcedores, seus interesses pessoais, fazem de um clube de futebol plataforma eleitoral para outras instituições, despreocupados verdadeiramente com a agremiação. Quero lembrar que Fábio Koff só voltou ao Grêmio porque o clube dos 13 onde foi presidente por longos anos não serve hoje para nada, pois os clubes brasileiros negociam as cotas de TV de maneira individual e que  o ex-presidente Paulo Odone é deputado estadua,l por mais de um mandato e começou tudo no Grêmio. Lamentável realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............