domingo, 17 de março de 2013

Futsal Feminino em Araranguá 2013


Só falta o patrocínio

Professoras de educação física mantêm projeto esportivo e de inclusão social já consagrado no município

As professoras de educação física, Karoline Farias, que também é bombeiro militar e sua colega Mariana Pereira Serafim criaram e mantêm há mais de dois anos a Associação Araranguaense de Futsal Feminino (AAFA). A entidade se destina a desenvolver a prática do futsal para meninas na faixa etária de 9 a 17, o quê, na verdade, é uma isca para atrair jovens para uma atividade com fim social, pois a associação tem como braço o Projeto Pé na Bola Cabeça na Escola, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araranguá, UNESC e empresas da iniciativa privada.
O projeto, que já pode ser considerado programa, tem como atividades, palestras, momentos de laser com a Caravana da Alegria (Rua de Laser), Mutirão de Limpeza e Caça Talentos (peneirões e competições).
Karoline e Mariana dizem que só a atividade de futsal não satisfaria a projeção de suas idealizações e que por isso é preciso usar a prática esportiva para atrair a clientela para o projeto social, conduzindo-a para o rendimento, até os 17 anos e depois para a universidade. “Na prática nós temos um cronograma a ser cumprido que culmina com a condução das jovens freqüentadoras do projeto, para o seu encaminhamento futuro. Quem sabe, até profissional”,.Dizem as professoras.
A exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, quando receberam apoio qualificado da prefeitura municipal e de empresas como a Ararastur, do empresário Edemilson Machado de Carvalho, as professoras realizaram na tarde de quarta feira, 13, uma visita ao subsecretário de esportes do município, professor Luciano Pires, ao qual entregaram uma cópia do projeto e renovaram o pedido de apoio. Luciano diz que tem em suas mãos um dos melhores projetos de inclusão social que já viu e que vai lhe dar a devida atenção. “Vou mostrá-lo e discuti-lo com o pessoal da área social e vamos fazer o máximo para ajudar, pois é algo de muito fundamento”. Afirma.
O secretário do bem estar social, Eduardo Merênciao (Chico) e a coordenadora da subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, Sayonara de Araújo Pessoa, também já sinalizaram que serão parceiros, tendo em vista o alcance social do projeto idealizado e mantido pelas professoras.
As atividades do Projeto Pé na Bola Cabeça na Escola são realizadas nas quadras de esporte do Colégio Castro Alves e devem, se estender para o Bairro Polícia Rodoviária, Ginásio Bolha, Araras Sports e Escola Bernardino Senna Campos.
Karoline e Mariana almejam, também, que a prefeitura municipal de Araranguá ceda para o projeto um professor, com 20 horas semanais, para ser o coordenador técnico. Este ano, além da Ararastur/Araras Sport, outras empresa que já está analisando o projeto e que pode ser parceira é a Polissport, do empresário e vereador Aquiles Ghelere (Kila).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............