terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A morte do Catê

Ex jogador do São Paulo, o cruzaltense Catê, morreu em acidente de trânsito
Como eu me atenho mais ao esporte amador e ao futebol de base, só hoje à noite é que fui ficar sabendo do seu falecimento,vítima fatal em acidente de trânsito.
O Catê é o cruzaltense que brilhou no São Paulo, onde teve uma passagem meteórica e depois saiu a jogar mundo a fora.
Agora,há pouco, depois de ser informado pelo Batista e pelo Mateus KS, cheguei em casa e fui ver o noticiário.
O JM News trás a seguinte informação:
"O ex-jogador Marcos Antônio Lemos Tozze, o Catê, morreu na manhã desta terça em acidente na cidade de Ipê, no Rio Grande do Sul. O carro do campeão mundial interclubes pelo São Paulo, em 1992, bateu de frente com um caminhão e ele não resistiu aos ferimentos. Chovia muito na hora do ocorrido.
Com passagens por Grêmio (formador do atleta), Cruzeiro e Flamengo, Catê era gaúcho do município de Cruz Alta e ganhou notoriedade no São Paulo de 1991 a 1994 atuando na ponta-direita. Atualmente o ex-atleta de 38 anos treinava clubes de várzea no RS."
Catê foi meu jogador na equipe de juniores do Guarani de Cruz Alta, de onde foi levado pelo Joares Soares (Manco) para o Olímpico.
Sua origem, porém, no futebol, foi a Escolinha do Pedrinho Zancanaro, no Bairro de Fátima. Ainda muito precoce ele começou a jogar no time do "Pedrinho". O técnico, peça rara no futebol da cidade, tinha as suas manhas e gostava de bajular os seus pupilos, principalmente aqueles onde via potencial. O Marcos Antônio, ele dizia: " Este tem cate, para abreviar "catigoria", daí o apelido Catê.
Por algum tempo acompanhei a sua carreira e seus desatinos e também a agonia do padrino "Banana", o Adair Batista Paes, que se preocupava muito com seu futuro.
Catê foi um destes jogadores tipo Adriano, muito bom em campo, acima da média, mas fora dele um desastre e muito ruim para sí mesmo.
Era um grande amigo, sempre rodeado, enquanto era ídolo e tinha dinheiro. Depois, aos poucos foi sendo esquecido.
Não sei se estou enganado, mas ele deve ter jogado com o Kinha (Flavinho) no São Paulo. Em Cruz Alta ele jogou ao lado de Zé Ricardo, Batista, André Carpes e outros tantos que o Joares Manco ignorou nas categorias de base do Guarani.



Catê visitou o CT do São Paulo em 2008, quando Muricy Ramalho era técnico do time paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............