terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular 30 10

Fator de Opinião
A bonita festa dos outros
Cumprimentos ao professor Chiquinha, animador esportivo da SDR e a todos que estiveram envolvidos na realização da Etapa Estadual dos JESC em Araranguá.
As equipes que vieram de foram fizeram bonito aqui e as que se classificaram para os JEBS, certamente, irão representar bem o estado no brasileiro.
Pena que a festa foi para o pessoal de fora, pois nem o público se animou a ir aos estádios para assistir aos bons jogos e prestigiar os estudantes/atletas.
Para mim fica a impressão de que “se está dando tiro em chimangos”, para usar o termo chulo do gauchismo, quando o município e a SDR investem numa competição deste tipo. Melhor seria se a sede fosse em uma cidade cujas equipes tivessem maior representatividade na competição.
A entre safra
Não fora estes jogos, o Campeonato da Amizade, que vai muito bem e outros jogos envolvendo divisões de base, como do Projeto Tigrinhos, Anjos do Futsal e Campeonato de Escolinhas da LAVM, estariam realmente sem nada no esporte amador para este período.
Toda a culpa é jogada no ano eleitoral e ninguém se toca de que é preciso mudar o tipo de gestão para o esporte na região.
Ainda bem que algumas cidades se salvam, como é o caso de Turvo e Morro Grande que fazem a coisa de maneira diferenciada. No mais o marasmo toma conta de tudo.
E o pior é que vivemos a fase de transição, a temporada de veraneio vem aí e tudo é uma incógnita para o próximo ano, pois a administração que saí, pelo que me consta, não fez um orçamento condizente com a necessidade do segmento. A administração que entra ainda não tem nada delineado para o setor ou, se tem, ainda nada divulgou.
CMD
Comenta-se, muito timidamente, que a nova administração de Araranguá deve retomar as atividades da Fundação Municipal de Esportes. Eu particularmente não acredito, pois dá forma que ela se apresenta no papel, pode virar um cabide de empregos.
Sou mais favorável a criação do Conselho Municipal de Desportos e a estruturação de um departamentos de esportes verdadeiramente equipado para sua atividade fim. E quando digo isso é em todos os sentidos, tanto na questão material como pessoal.
E quando falo no pessoal é que vem a maior preocupação. Quem, hoje, no município se encontra habilitado para exercer as funções e desempenhar as atividades que se fazem necessárias para o desenvolvimento do desporto?
Se o Conselho Municipal de Desportos já existisse, como foi sugerido ao então prefeito Primo Menegalli, em 2001, hoje estriamos vivendo outra realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............