quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fator de Opinião - Enfoque Popular 29 11 -

Fator de Opinião
Prestação de contas
É louvável a atitude do professor Darlan, atual diretor do DME, em tornar público as realizações do departamento nestes oito anos de gestão do prefeito Mariano Mazzuco Neto.
Há quem diga que o trabalho foi satisfatório, a ponto de auxiliar na eleição do Arilton Costa para a Câmara de Vereadores.
Meu pensamento, porém, diverge do pensamento destas pessoas, pois entendo que em oito anos de administração ininterrupta, muita coisa poderia ser feita e de forma concreta, de maneira a deixar para o futuro um lastro considerável, fato que não aconteceu.
Além das realizações mencionadas, o Darlan não fez menção a recuperação do Bolha e a definição oficial do terreno onde será construída a arena poliesportiva,fato que eu considero de relevante importância.
De qualquer sorte, com o apoio que tiveram do gestor maior que é o prefeito, entendo, também, que Arilton e Darlan até fizeram mais que poderiam fazer.
Ambos demonstraram muita disposição e a maior parte dos eventos realizados contaram  com o apoio financeiro de entidades da iniciativa privada.
Concordo com os que afirmam que o esporte só anda se o prefeito se identificar com ele, pois infelizmente, esta é a realidade sobre o segmento em nosso país.
Projetando o futuro
Diante do que está recebendo de seus antecessores, Luciano Pires, certamente, discernirá sobre o aproveitamento e quem sabe, perseguição do êxito, naquilo que considera tenha sido bom, como é o caso da realização dos campeonatos municipais nas diversas modalidades e a implantação das escolinhas.
No mais,continuo afirmando, será preciso partir do zero, pois em termos estruturais fica apenas a projeção da obra da arena poliesportiva e a necessidade de se estabelecer um plano administrativo e de melhor aproveitamento do Ginásio Bolha e sua área.
Luciano terá que encontrar uma maneira de chamar as entidades que promovem o desporto no município e estabelecer um calendário oficial, afim de evitar conflitos de datas; estabelecer um cronograma de trabalho e visualizar que tipos de eventos serão realizados no próximo ano, visando contemplá-los no orçamento.
Como seu trabalho inicial será voltado, também, para a preparação da volta da Fundação Municipal de Esportes, os esforços serão redobrados e daí ele precisará de apoio qualificado.
Hoje o grande problema das administrações municipais em relação aos equipamentos para as práticas esportivas, tais como: ginásios, campos de futebol e outras praças esportivas, é a sua Manutenção, já que só a estrutura da prefeitura não é suficiente para a demanda.
Um exemplo colhido no Rio Grande do Sul nos mostra praças, reformados da Brigada Militar, atuando como militares residentes e responsáveis pela guarda e manutenção dos próprios municipais.
Quantos policiais militares aposentados temos hoje na região que poderiam ser aproveitados desta maneira? Acredito que o número seja considerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cubro todo o esporte amador, mas este Blog surgiu da necessidade de se ter um maior espaço para a divulgação da atividade no Vale do Jaguari. Como a coisa tomou vulto enveredei para a cobertura da Copa Sub 17 FGF. Tudo graças a bela campanha do Cruzeiro Esporte Clube. Daí para outros temas do amador foi um passo............